NARRATIVAS E MEMÓRIAS NA ESCRITA E RE(ESCRITA) DE UMA TESE

Autores/as

  • Francisca Jelma da Cruz Sousa Instituto Federal do Maranhão
  • Antonia Edna Brito Universidade Federal do Piauí

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i10.15949

Palabras clave:

Escrita. Narrativas. Avaliação da aprendizagem.

Resumen

O presente trabalho tem como objetivo refletir sobre o processo de re(escrita) de uma Tese apresentada no ano de 2022 no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Piauí. (PPGEd/ UFPI). O trabalho apresentado com a temática: “Das concepções às práticas avaliativas na Educação Profissional e Tecnológica: Intercambiando histórias de professores”, foi orientado pela Professora Dra. Antonia Edna Brito. No trabalho apresento o texto introdutório da Tese e toda a organização para escrita e re(escrita). Foi utilizado o método biográfico com ênfase na pesquisa narrativa. Como dispositivos de pesquisa o memorial de formação e as rodas de biografização guiaram a construção dos caminhos metodológicos bem como a análise das narrativas por meio da análise compreensiva-interpretativa, segundo Souza, objetiva “[...] apreender regularidades e irregularidades de um conjunto de narrativas orais ou escritas, partem sempre da singularidade das histórias e das experiências contidas nas narrativas individuais e coletivas dos sujeitos implicados em processos de pesquisa e formação “(Souza, 2014, p. 43). Na escrita e re(escrita) da Tese apresenta um nível de complexidade na construção e correlação entre os capítulos, bem como em todo o processo de doutoramento que exige leituras intensas, interpretações, análises e principalmente a compreensão do objeto de estudo em uma proposta que exige do autor dedicação, rigor metodológico e um aprofundamento teórico, metodológico e uma análise detalhada das narrativas que foram utilizadas.

Biografía del autor/a

Francisca Jelma da Cruz Sousa, Instituto Federal do Maranhão

Doutora em Educação pela UFPI. Professora do Instituto Federal do Maranhão -Campus Barra do Corda.

Antonia Edna Brito, Universidade Federal do Piauí

Doutora em Educação – UFRN Professora da Universidade Federal do Piauí.

 

Publicado

2024-10-07

Cómo citar

Sousa, F. J. da C., & Brito, A. E. (2024). NARRATIVAS E MEMÓRIAS NA ESCRITA E RE(ESCRITA) DE UMA TESE. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(10), 977–989. https://doi.org/10.51891/rease.v10i10.15949