O ACESSO À JUSTIÇA COMO DIREITO FUNDAMENTAL DA MULHER EM SITUAÇÃO DE VIOLÊNCIA DOMÉSTICA

Autores

  • Renata Dayanne Peixoto de Lima UFPE
  • Walkyria Paiva Marinho da Silva Veni Creator Christian University

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i7.14690

Palavras-chave:

Acesso à Justiça. Direito. Violência Doméstica.

Resumo

O objetivo do presente artigo consiste em questionar se as políticas públicas voltadas para o enfrentamento à violência contra a mulher estão disponíveis para todas as mulheres em situação de violência. Serão discutidas também se essas políticas estão garantindo o acesso à justiça dessa população. Inicialmente, será abordado em linhas gerais o fenômeno da violência doméstica contra a mulher e como ela se originou através da cultura do patriarcado. Em seguida, serão descritas as principais políticas públicas de enfrentamento à violência contra a mulher e o seu papel no acesso à justiça da mulher em situação de violência, além de verificar sua disponibilidade no território do estado de Pernambuco. Também será abordado o acesso à justiça como direito fundamental, fazendo menção às normas internacionais, conceito e disposição desse direito na Constituição brasileira. Por fim, com a demonstração dos números crescentes da violência no estado de Pernambuco, questionar a disponibilidade das políticas públicas à luz da Recomendação nº 33 da CEDAW.

Biografia do Autor

Renata Dayanne Peixoto de Lima, UFPE

Doutora em Direito Constitucional pela UFPE. Mestre em Direito Constitucional pela UFPE. Especialista em Direito Administrativo pela UFPE. Professora e advogada.

Walkyria Paiva Marinho da Silva, Veni Creator Christian University

Mestranda em Ciências Jurídicas pela Veni Creator Christian University, servidora pública do Poder Judiciário de Pernambuco. Pós-graduada em Direito Civil e Processual Civil pela ESMAPE.

Downloads

Publicado

2024-07-01

Como Citar

Lima, R. D. P. de, & Silva, W. P. M. da. (2024). O ACESSO À JUSTIÇA COMO DIREITO FUNDAMENTAL DA MULHER EM SITUAÇÃO DE VIOLÊNCIA DOMÉSTICA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(7), 210–224. https://doi.org/10.51891/rease.v10i7.14690