O ACESSO À JUSTIÇA COMO DIREITO FUNDAMENTAL DA MULHER EM SITUAÇÃO DE VIOLÊNCIA DOMÉSTICA

Autores/as

  • Renata Dayanne Peixoto de Lima UFPE
  • Walkyria Paiva Marinho da Silva Veni Creator Christian University

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i7.14690

Palabras clave:

Acesso à Justiça. Direito. Violência Doméstica.

Resumen

O objetivo do presente artigo consiste em questionar se as políticas públicas voltadas para o enfrentamento à violência contra a mulher estão disponíveis para todas as mulheres em situação de violência. Serão discutidas também se essas políticas estão garantindo o acesso à justiça dessa população. Inicialmente, será abordado em linhas gerais o fenômeno da violência doméstica contra a mulher e como ela se originou através da cultura do patriarcado. Em seguida, serão descritas as principais políticas públicas de enfrentamento à violência contra a mulher e o seu papel no acesso à justiça da mulher em situação de violência, além de verificar sua disponibilidade no território do estado de Pernambuco. Também será abordado o acesso à justiça como direito fundamental, fazendo menção às normas internacionais, conceito e disposição desse direito na Constituição brasileira. Por fim, com a demonstração dos números crescentes da violência no estado de Pernambuco, questionar a disponibilidade das políticas públicas à luz da Recomendação nº 33 da CEDAW.

Biografía del autor/a

Renata Dayanne Peixoto de Lima, UFPE

Doutora em Direito Constitucional pela UFPE. Mestre em Direito Constitucional pela UFPE. Especialista em Direito Administrativo pela UFPE. Professora e advogada.

Walkyria Paiva Marinho da Silva, Veni Creator Christian University

Mestranda em Ciências Jurídicas pela Veni Creator Christian University, servidora pública do Poder Judiciário de Pernambuco. Pós-graduada em Direito Civil e Processual Civil pela ESMAPE.

Publicado

2024-07-01

Cómo citar

Lima, R. D. P. de, & Silva, W. P. M. da. (2024). O ACESSO À JUSTIÇA COMO DIREITO FUNDAMENTAL DA MULHER EM SITUAÇÃO DE VIOLÊNCIA DOMÉSTICA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(7), 210–224. https://doi.org/10.51891/rease.v10i7.14690