O ENFOQUE DO TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA) NO CONTEXTO EDUCACIONAL

Autores

  • Mateus Martins Viudes Universidade Federal do Paraná
  • André Cristovão Sousa Universidade Estadual Paulista
  • Luan Felipe Momo Universidade Federal do Acre
  • Simone Nogueira de Lima
  • Sérgio Felipe Abreu de Britto Bastos Universidade Federal de Minas Gerais
  • Julia Maria Fernanda Machado Fernandes
  • Giuliana Loffredo Gutierrez
  • Camila de Souza Melo Universidade Federal do Acre
  • Elizete Jankoski Nogatz Universidade Federal da Fronteira Sul

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i5.14254

Palavras-chave:

Educação. Educação Inclusiva. Espectro Autismo.

Resumo

A presente pesquisa teve como objetivo quantificar pesquisas brasileiras que discorrem a respeito do autismo e da educação. Diante do crescente interesse e reconhecimento das necessidades específicas de indivíduos no espectro do autismo, bem como da importância da educação inclusiva, esta análise busca lançar luz sobre o panorama atual da produção científica brasileira nesse domínio. A pesquisa foi realizada no SciELO, e encontrou 113 trabalhos, dos quais são apresentadas ponderações à luz de suas publicações. Evidenciou-se que ao longo dos anos houve uma evolução de pesquisas que abrangem a temática do espectro autismo. E, espera-se que este estudo contribua para a compreensão do desenvolvimento da pesquisa sobre autismo e educação no contexto brasileiro.

Biografia do Autor

Mateus Martins Viudes, Universidade Federal do Paraná

Doutorando em Educação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Docente da  Educação Básica.

André Cristovão Sousa, Universidade Estadual Paulista

Doutorando em Educação pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP). Mestre em Educação em Ciências e Matemática pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Docente na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de São José do Rio Pardo (FEUC).

Luan Felipe Momo, Universidade Federal do Acre

Mestre em Educação (Profmat) Universidade Federal do Acre. Professor da Educação Básica.

Simone Nogueira de Lima

Especialista em Educação Especial. Professora da Educação Básica.

Sérgio Felipe Abreu de Britto Bastos, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutorando em Estatística pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Professor do Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG).

Julia Maria Fernanda Machado Fernandes

Mestre em Ensino de História. Professora da Educação Básica.

Giuliana Loffredo Gutierrez

Mestre em Administração. Professora da Educação Básica.

Camila de Souza Melo, Universidade Federal do Acre

Especialista em Ensino de Língua Inglesa. Universidade Federal do Acre (UFAC). Professora da Educação Básica.

Elizete Jankoski Nogatz, Universidade Federal da Fronteira Sul

Mestre em educação pela Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS). Professora da Educação Básica. 

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Publicado

2024-05-24

Como Citar

Viudes, M. M., Sousa, A. C., Momo, L. F., Lima, S. N. de, Bastos, S. F. A. de B., Fernandes, J. M. F. M., … Nogatz, E. J. (2024). O ENFOQUE DO TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA) NO CONTEXTO EDUCACIONAL. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(5), 5049–5055. https://doi.org/10.51891/rease.v10i5.14254