FATORES QUE INTERFEREM NO ENSINO-APRENDIZAGEM DE ACADÊMICOS DE ENFERMAGEM
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v10i5.13921Palavras-chave:
Enfermagem. Ensino-aprendizagem. Metodologias Ativas.Resumo
Esse artigo buscou traçar o perfil do alunado do curso de enfermagem, identificando os principais fatores que interferem no processo de aprendizagem. Trata-se de um estudo de corte transversal com classificação descritiva-explicativa e abordagem qualiquantitativa. Os resultados apontaram que 43,3% dos discentes dedicam-se entre 1 a 2 horas diárias de estudo, entretanto, pesquisas revelam que alunos que estabelecem uma média de 3 a 5 horas diárias não cometem erros em tarefas atribuídas. 56,7% referem que a quantidade de docentes que incentivam a busca e compra de livros varia entre 0 a 4, todavia, estudos evidenciam que, na maioria dos casos, o déficit no desenvolvimento pedagógico está pautado no abismo entre a leitura e o aluno. Observou-se também que 60% dos alunos relatam que a maioria dos docentes utilizam metodologias ativas, isso demonstra que a utilização desses recursos serve como forma de melhorar a qualidade do ensino da instituição e o aprendizado dos alunos, visto que o bom desempenho no processo de ensino-aprendizagem ocorre quando os alunos assumem o protagonismo desse processo. Através do estudo pode-se então constatar que os principais fatores que repercutem no ensino-aprendizagem do alunado do estudo estão relacionados com a base educacional do discente, tempo de dedicação aos estudos, tipo de metodologia empregado e devido à não participação em monitorias, projetos de extensão e de iniciação científica.
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