FATORES QUE INTERFEREM NO ENSINO-APRENDIZAGEM DE ACADÊMICOS DE ENFERMAGEM

Autores

  • Jorge Isaías dos Santos Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC
  • Sara Oliveira Tannus Santos Faculdade Visconde de Cairu

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i5.13921

Palavras-chave:

Enfermagem. Ensino-aprendizagem. Metodologias Ativas.

Resumo

Esse artigo buscou traçar o perfil do alunado do curso de enfermagem, identificando os principais fatores que interferem no processo de aprendizagem. Trata-se de um estudo de corte transversal com classificação descritiva-explicativa e abordagem qualiquantitativa. Os resultados apontaram que 43,3% dos discentes dedicam-se entre 1 a 2 horas diárias de estudo, entretanto, pesquisas revelam que alunos que estabelecem uma média de 3 a 5 horas diárias não cometem erros em tarefas atribuídas. 56,7% referem que a quantidade de docentes que incentivam a busca e compra de livros varia entre 0 a 4, todavia, estudos evidenciam que, na maioria dos casos, o déficit no desenvolvimento pedagógico está pautado no abismo entre a leitura e o aluno. Observou-se também que 60% dos alunos relatam que a maioria dos docentes utilizam metodologias ativas, isso demonstra que a utilização desses recursos serve como forma de melhorar a qualidade do ensino da instituição e o aprendizado dos alunos, visto que o bom desempenho no processo de ensino-aprendizagem ocorre quando os alunos assumem o protagonismo desse processo. Através do estudo pode-se então constatar que os principais fatores que repercutem no ensino-aprendizagem do alunado do estudo estão relacionados com a base educacional do discente, tempo de dedicação aos estudos, tipo de metodologia empregado e devido à não participação em monitorias, projetos de extensão e de iniciação científica.

Biografia do Autor

Jorge Isaías dos Santos, Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC

Enfermeiro, Residente do Programa Multiprofissional em Saúde da Família. Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC.

Sara Oliveira Tannus Santos, Faculdade Visconde de Cairu

Enfermeira, Mestre em Desenvolvimento Humano e Responsabilidade Social. Faculdade Visconde de Cairu. 

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Publicado

2024-05-13

Como Citar

Santos, J. I. dos, & Santos, S. O. T. (2024). FATORES QUE INTERFEREM NO ENSINO-APRENDIZAGEM DE ACADÊMICOS DE ENFERMAGEM. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(5), 2255–2275. https://doi.org/10.51891/rease.v10i5.13921