CONTATO COM MATERIAIS NÃO ESTRUTURADOS, INFLUENCIANDO A AUTONOMIA DOS BEBÊS E CRIANÇAS BEM PEQUENAS

Autores

  • Flaviane e Faria Caetano Ferreira Rede Municipal da Cidade de Cáceres
  • Silvana Pirinetti da Silva Rede Municipal da Cidade de Cáceres
  • Rosecley Aparecida Magalhães Severino Rede Municipal da Cidade de Cáceres
  • Walkiria Paulina da Silva Rede Municipal da Cidade de Cáceres
  • Elaine Gaiva Leal Rede Municipal de Cáceres

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i9.11184

Palavras-chave:

Educação Infantil. Bebês. Autonomia.

Resumo

A Educação Infantil no Brasil é marcada pela dualidade cuidar e educar. Esta dualidade é ainda mais evidente no cotidiano do berçário, pois bebês têm necessidades e demandam das educadoras práticas além do que é considerado educacional. O relato de experiência conta com narração de situações vividas e que temos de experiência de práticas, para serem compartilhadas com os interessados por Educação, pois há descrição e análise de experiências vividas na sala de bebês de um ano, entrelaçadas com as teorias adotadas que permeiam nossas práticas, principalmente ao que se refere à trabalhos desenvolvidos com materiais não estruturados e placas interativas. É relatado também a forma como os bebês ingressam no mundo da imaginação, fantasia, percepções sensoriais e resolvem problemáticas de maneira singular utilizando o seu próprio corpo nas suas movimentações sobre os espaços.

Biografia do Autor

Flaviane e Faria Caetano Ferreira, Rede Municipal da Cidade de Cáceres

Professora da Rede Municipal da Cidade de Cáceres – MT e da Rede Estadual de Mato-Grosso, formada em Pedagogia e pós-graduada em Gestão Escolar.

Silvana Pirinetti da Silva, Rede Municipal da Cidade de Cáceres

Professora da Rede Municipal da Cidade de Cáceres – MT, formada em Pedagogia e pós-graduada em Psicopedagogia Clínica e Institucional.

Rosecley Aparecida Magalhães Severino, Rede Municipal da Cidade de Cáceres

Professora da Rede Municipal da Cidade de Cáceres – MT, formada em Pedagogia e pós-graduada em Libras- Língua Brasileira de Sinais.

Walkiria Paulina da Silva, Rede Municipal da Cidade de Cáceres

Professora da Rede Municipal da Cidade de Cáceres – MT – Formada em Pedagogia  e Pós Graduada em educação infantil - práticas na sala de Aula.

Elaine Gaiva Leal, Rede Municipal de Cáceres

Elaine Gaiva Leal, Professora da Rede Municipal de Cáceres – MT – Formada em Pedagogia e pós-graduada em Psicopedagogia.

Downloads

Publicado

2024-10-02

Como Citar

Ferreira, F. e F. C., Silva, S. P. da, Severino, R. A. M., Silva, W. P. da, & Leal, E. G. (2024). CONTATO COM MATERIAIS NÃO ESTRUTURADOS, INFLUENCIANDO A AUTONOMIA DOS BEBÊS E CRIANÇAS BEM PEQUENAS. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(10), 328–335. https://doi.org/10.51891/rease.v10i9.11184