EXPLORANDO O POTENCIAL DO KAHOOT COMO FERRAMENTA GAMEFICADA PARA ENGAJAR ALUNOS DO PRIMEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO: UMA EXPERIÊNCIA NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO II

Autores

  • Leonora Dias de Menezes Universidade do Estado do Amazonas - UEA
  • Camila Daylla Marques Afonso Universidade do Estado do Amazonas - UEA
  • Toniere Gonçalves da Fonseca Universidade do Estado do Amazonas - UEA
  • Luiz Sérgio de Oliveira Barbosa Universidade do Estado do Amazonas - UEA

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i6.10449

Palavras-chave:

Kahoot. Gamificação. Estágio.

Resumo

Este artigo apresenta um relato de experiência vivenciado por duas estagiárias do curso de Licenciatura em Computação na Universidade do Estado do Amazonas (UEA), durante o estágio no Instituto Federal de Ciências e Educação do Amazonas (IFAM). O estágio supervisionado desempenha um papel crucial na formação de estudantes de licenciatura, especialmente na área de Licenciatura em Computação, pois proporciona o desenvolvimento de habilidades e a aplicação de conhecimentos relacionados a novas tecnologias e alternativas dentro de um ambiente escolar convencional. Com base nas diretrizes do estágio supervisionado, as estagiárias vivenciaram, analisaram e aplicaram uma ferramenta que se mostrou útil no contexto escolar em que a escola estava inserida. Levando em consideração o perfil dos alunos estudados, o objetivo era tornar o estágio supervisionado uma experiência única e enriquecedora tanto para as estagiárias quanto para os professores, alunos e funcionários com os quais elas interagiram ao longo do caminho. Realizou-se um estudo sobre Metodologias Ativas e seus benefícios para a sala de aula, sendo que a metodologia ativa utilizada nessa experiência foi a Gamificação, que está cada vez mais presente no ambiente escolar e acadêmico. A sociedade está passando por mudanças e as salas de aula se mostram desgastadas, burocráticas e pouco atrativas. As Metodologias Ativas, incluindo a Gamificação, surgem como uma forma de transformar esse cenário. No relato, as acadêmicas exploraram uma ferramenta chamada Kahoot, que tem como objetivo envolver professores e alunos em uma aula diferenciada, repleta de recursos práticos e transformadores. Ao adotar a Gamificação como estratégia pedagógica, as estagiárias puderam observar os benefícios dessa abordagem, como o engajamento dos alunos, a promoção da interação e o estímulo ao aprendizado por meio de desafios e recompensas. O uso do Kahoot proporcionou uma experiência dinâmica e inovadora, permitindo que os estudantes participassem ativamente do processo educacional. No contexto em que as estagiárias estavam inseridas, a adoção da Gamificação por meio do Kahoot demonstrou-se uma alternativa eficaz para tornar as aulas mais atrativas, estimulantes e alinhadas às necessidades e interesses dos alunos. A utilização de ferramentas tecnológicas como essa pode transformar a dinâmica da sala de aula, promovendo uma aprendizagem mais significativa e despertando o interesse dos estudantes pelos conteúdos abordados. Dessa forma, o estágio supervisionado proporcionou às estagiárias uma vivência prática das Metodologias Ativas, com destaque para a Gamificação por meio do Kahoot. A experiência reforçou a importância de explorar abordagens inovadoras e adaptadas à realidade dos alunos, visando criar um ambiente educacional mais dinâmico, participativo e eficaz.

Biografia do Autor

Leonora Dias de Menezes, Universidade do Estado do Amazonas - UEA

Acadêmica do Curso de Licenciatura em Computação na Universidade do Estado do Amazonas(UEA), no núcleo de Ensino Superior de Coari-Am- NESCOA/UEA.

Toniere Gonçalves da Fonseca, Universidade do Estado do Amazonas - UEA

Universidade do Estado do Amazonas. 

Luiz Sérgio de Oliveira Barbosa, Universidade do Estado do Amazonas - UEA

Mestre em Tecnologias Emergentes em Educação pela MUST University Flórida, Usa. Atualmente é professor na Universidade do Estado do Amazonas(UEA). Universidade do Estado do Amazonas.

Downloads

Publicado

2023-07-26

Como Citar

Menezes, L. D. de, Marques Afonso, C. D., Fonseca, T. G. da, & Barbosa, L. S. de O. (2023). EXPLORANDO O POTENCIAL DO KAHOOT COMO FERRAMENTA GAMEFICADA PARA ENGAJAR ALUNOS DO PRIMEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO: UMA EXPERIÊNCIA NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO II. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(6), 3077–3091. https://doi.org/10.51891/rease.v9i6.10449