A INTRODUÇÃO DE TÓPICOS DE HISTÓRIA DA FÍSICA COMO FERRAMENTA FACILITADORA NO ENTENDIMENTO DA PRIMEIRA LEI DA TERMODINÂMICA

Autores

  • Luan Gabriel Bispo da Silva Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas- IFAL
  • Felipe Alexandre Medeiros de Freitas Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas – IFAL

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i6.10409

Palavras-chave:

Primeira Lei da Termodinâmica. Revolução industrial. Ensino médio.

Resumo

A termodinâmica é um ramo da termologia que estuda as transformações de energia na forma de calor e trabalho em sistemas térmicos, tal área teve sua evolução intimamente ligada a revolução industrial, revolução essa que promoveu diversas alterações políticas, econômicas e sociais. Nesse contexto, o as máquinas a vapor exerceram um papel fundamental, pois se tratava de uma demanda econômica compreender seu funcionamento para aumentar o seu rendimento e consequentemente reduzir os custos relacionados a drenagem da água contida nas minas carvão mineral. Esse fato também serviu também como motivação para vários cientistas da época desenvolverem estudos que culminaram nas duas primeiras leis da termodinâmica. Neste artigo será proposta uma sequência didática para se trabalhar a primeira lei da termodinâmica no ensino médio, com a introdução de tópicos de história da física. Para a avaliação do processo de ensino e aprendizagem foi proposta a produção de um podcast sobre a evolução das leis da termodinâmica no contexto da industrial. 

Biografia do Autor

Luan Gabriel Bispo da Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas- IFAL

Graduando em Licenciatura em Física, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas IFAL.

Felipe Alexandre Medeiros de Freitas, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas – IFAL

Mestre em Ensino de Física, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas – IFAL.

Downloads

Publicado

2023-07-10

Como Citar

Silva, L. G. B. da, & Freitas, F. A. M. de. (2023). A INTRODUÇÃO DE TÓPICOS DE HISTÓRIA DA FÍSICA COMO FERRAMENTA FACILITADORA NO ENTENDIMENTO DA PRIMEIRA LEI DA TERMODINÂMICA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(6), 2299–2310. https://doi.org/10.51891/rease.v9i6.10409