ANÁLISE DO PERFIL DE COMPORTAMENTO DE EMPREENDEDOR: UM DIAGNÓSTICO FUNDAMENTADO NOS MODELOS DE MOTIVAÇÃO DE DAVID MCCELLAND COM INSTRUMENTAL DE RAFAEL PÔNCIO
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v9i6.10348Palavras-chave:
Empreendedorismo. Perfil Comportamental.Resumo
Este artigo buscou estudar em profundidade o perfil comportamental de um empreendedor no ramo de produção de bebidas gaseificadas, em Gurupi, cidade do Estado do Tocantins. O objetivo deste trabalho, além de diagnosticar o perfil de comportamento do empreendedor, buscou nos demais pormenores desenvolveres, abordar as origens e as concepções iniciais do empreendedorismo e suas vertentes. Identificar as percepções de pensadores importantes para o empreendedorismo e a economia: David McClelland, Joseph Alois Schumpeter, Peter Drucker, Adam Smith, Idalberto Chiaventato, Thomas Robert Malthus, Richard Cantillon, Jean Baptiste-Say, e Jean Stuart Mill. A metodologia utilizada neste artigo possui, método dedutivo, abordagem qualitativa e o instrumento utilizado para a pesquisa foi a metodologia de Pôncio (2017), adaptado de McClelland. Além disso, a metodologia foi baseada em literaturas de autores e artigos teóricos de caráter científico. Obteve-se, por meio deste artigo, o perfil de comportamento do empreendedor, se é motivado por realizações, por afiliação ou poder.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Atribuição CC BY