ANÁLISE DO PERFIL DE COMPORTAMENTO DE EMPREENDEDOR: UM DIAGNÓSTICO FUNDAMENTADO NOS MODELOS DE MOTIVAÇÃO DE DAVID MCCELLAND COM INSTRUMENTAL DE RAFAEL PÔNCIO

Autores

  • João Vítor Barbosa Silva Faculdade Serra do Carmo- FASEC
  • Cejana Marques Borges Faculdade Serra do Carmo- FASEC

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i6.10348

Palavras-chave:

Empreendedorismo. Perfil Comportamental.

Resumo

Este artigo buscou estudar em profundidade o perfil comportamental de um empreendedor no ramo de produção de bebidas gaseificadas, em Gurupi, cidade do Estado do Tocantins. O objetivo deste trabalho, além de diagnosticar o perfil de comportamento do empreendedor, buscou nos demais pormenores desenvolveres, abordar as origens e as concepções iniciais do empreendedorismo e suas vertentes. Identificar as percepções de pensadores importantes para o empreendedorismo e a economia: David McClelland, Joseph Alois Schumpeter, Peter Drucker, Adam Smith, Idalberto Chiaventato, Thomas Robert Malthus, Richard Cantillon, Jean Baptiste-Say, e Jean Stuart Mill. A metodologia utilizada neste artigo possui, método dedutivo, abordagem qualitativa e o instrumento utilizado para a pesquisa foi a metodologia de Pôncio (2017), adaptado de McClelland. Além disso, a metodologia foi baseada em literaturas de autores e artigos teóricos de caráter científico. Obteve-se, por meio deste artigo, o perfil de comportamento do empreendedor, se é motivado por realizações, por afiliação ou poder.

Biografia do Autor

João Vítor Barbosa Silva, Faculdade Serra do Carmo- FASEC

Graduando em Administração. FASEC – Faculdade Serra do Carmo. 

Cejana Marques Borges, Faculdade Serra do Carmo- FASEC

Mestra em Administração. Desenvolvimento Regional. FASEC – Faculdade Serra do Carmo. 

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Publicado

2023-06-30

Como Citar

Silva, J. V. B., & Borges, C. M. (2023). ANÁLISE DO PERFIL DE COMPORTAMENTO DE EMPREENDEDOR: UM DIAGNÓSTICO FUNDAMENTADO NOS MODELOS DE MOTIVAÇÃO DE DAVID MCCELLAND COM INSTRUMENTAL DE RAFAEL PÔNCIO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(6), 1374–1394. https://doi.org/10.51891/rease.v9i6.10348