MANIFESTAÇÕES DO BRUXISMO NA TRISSOMIA DO CROMOSSOMO 21 EM CRIANÇAS E ADOLESCENTES: UMA REVISÃO DE LITERATURA

Autores

  • Adriane Assunção Teixeira Centro de Estudos e Pesquisas Clínicas de São Paulo (CEPEC – Dr. Zan)

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i6.10334

Palavras-chave:

Trissomia do cromossomo 21. Bruxismo diurno. Bruxismo acordado. Criança e adolescente.

Resumo

Este estudo consta de uma revisão de literatura sobre manifestações do bruxismo em crianças e adolescentes com Síndrome de Down (T21) que apresentam diversas alterações no seu desenvolvimento neuropsicomotor, inclusive de interesse odontológico, necessitando de uma atenção multidisciplinar. O objetivo desta pesquisa é conhecer a etiologia e manifestação do bruxismo em crianças e adolescentes com T21. Para isso, realizou-se uma pesquisa bibliográfica narrativa valendo-se de livros e de artigos científicos em revistas disponíveis na internet. Os resultados apontaram que crianças e adolescentes com T21 apresentam três vezes mais mordida cruzada posterior em relação às crianças e adolescentes típicos; o bruxismo está presente em mais da metade das crianças acometidas pela T21; pacientes com T21 apresentam números significativos de comorbidades bucais; ainda não se encontra totalmente elucidada na literatura as causas do bruxismo em crianças e adolescentes com T21. Ao final do estudo, foi possível verificar que existe associação entre o bruxismo diurno e a T21 decorrente de múltiplos fatores. No entanto, são necessárias mais pesquisas sobre as causas e as manifestações do bruxismo nesta síndrome.

Biografia do Autor

Adriane Assunção Teixeira, Centro de Estudos e Pesquisas Clínicas de São Paulo (CEPEC – Dr. Zan)

Cirurgiã-dentista. Mestra em Dentística. Especialista em Atendimento na Síndrome de Down pelo Centro de Estudos e Pesquisas Clínicas de São Paulo [CEPEC – Dr. Zan].

Downloads

Publicado

2023-07-13

Como Citar

Teixeira, A. A. (2023). MANIFESTAÇÕES DO BRUXISMO NA TRISSOMIA DO CROMOSSOMO 21 EM CRIANÇAS E ADOLESCENTES: UMA REVISÃO DE LITERATURA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(6), 2555–2563. https://doi.org/10.51891/rease.v9i6.10334