JOGOS SUSTENTÁVEIS PARA O ENSINO LÚDICO DA MATEMÁTICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i6.10232

Palavras-chave:

Educação Matemática. Aprendizagem Significativa. Jogos Lúdicos. Consciência Ambiental.

Resumo

Considerando a importância da temática em questão, o presente estudo explorou a importância dos jogos sustentáveis no ensino lúdico da Matemática, destacando sua capacidade de promover a aprendizagem significativa, engajamento e consciência ambiental entre os alunos. Por meio de uma abordagem inovadora, que combina ludicidade e sustentabilidade, os jogos sustentáveis oferecem benefícios para o desenvolvimento de habilidades matemáticas e a formação de cidadãos conscientes. Além disso, foi discutido a integração dessa temática em diferentes contextos educacionais, evidenciando resultados de pesquisas e estudos de caso que demonstram a eficácia dessas abordagens. Conclui-se que a adoção de jogos sustentáveis na educação matemática é uma estratégia promissora para despertar o interesse dos/as estudantes, incentivando seu engajamento e motivação, enquanto os prepara para enfrentar os desafios de um mundo cada vez mais sustentável.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lívia Barbosa Pacheco Souza, Universidade do Estado da Bahia- UNEB

Especialista em Educação em Gênero e Direitos Humanos pelo NEIM-UFBA, em Gênero e Sexualidade na Educação pelo NUCUS-UFBA, e em Relações Étnico Raciais pela UNIAFRO-UNILAB; Graduanda da Licenciatura Plena em Pedagogia da UNEB. https://orcid.org/0000-0002-3148-5536. 

Luzia de Jesus Conceição, Universidade do Estado da Bahia- UNEB

Graduanda da Licenciatura Plena em Pedagogia da UNEB. https://orcid.org/0000-0002-9732-7266. 

Tânia Maria Portugal da Silva, Universidade do Estado da Bahia- UNEB

Mestra em Educação pela UFS, Especialista em Metodologia do Ensino Superior pela FACED-UFBA; Professora do Curso de Pedagogia – Departamento de Educação/Campus I e DMCE XXV/UNEB. https://orcid.org/0009-0004-5925-7385. 

Simone Regina Silva D’almeida, Universidade do Estado da Bahia- UNEB

Mestra em Educação pela UNEB/Université du Québec à Chicoutimi; Professora do Curso de Pedagogia – Departamento de Educação/Campus I e DMCE XXV/UNEB. - https://orcid.org/0009-0005-3819-2161.

Downloads

Publicado

2023-06-23

Como Citar

Souza, L. B. P., Conceição, L. de J., Silva, T. M. P. da, & D’almeida, S. R. S. (2023). JOGOS SUSTENTÁVEIS PARA O ENSINO LÚDICO DA MATEMÁTICA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(6), 997–1008. https://doi.org/10.51891/rease.v9i6.10232