JOGOS SUSTENTÁVEIS PARA O ENSINO LÚDICO DA MATEMÁTICA

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i6.10232

Palabras clave:

Educação Matemática. Aprendizagem Significativa. Jogos Lúdicos. Consciência Ambiental.

Resumen

Considerando a importância da temática em questão, o presente estudo explorou a importância dos jogos sustentáveis no ensino lúdico da Matemática, destacando sua capacidade de promover a aprendizagem significativa, engajamento e consciência ambiental entre os alunos. Por meio de uma abordagem inovadora, que combina ludicidade e sustentabilidade, os jogos sustentáveis oferecem benefícios para o desenvolvimento de habilidades matemáticas e a formação de cidadãos conscientes. Além disso, foi discutido a integração dessa temática em diferentes contextos educacionais, evidenciando resultados de pesquisas e estudos de caso que demonstram a eficácia dessas abordagens. Conclui-se que a adoção de jogos sustentáveis na educação matemática é uma estratégia promissora para despertar o interesse dos/as estudantes, incentivando seu engajamento e motivação, enquanto os prepara para enfrentar os desafios de um mundo cada vez mais sustentável.

Biografía del autor/a

Lívia Barbosa Pacheco Souza, Universidade do Estado da Bahia- UNEB

Especialista em Educação em Gênero e Direitos Humanos pelo NEIM-UFBA, em Gênero e Sexualidade na Educação pelo NUCUS-UFBA, e em Relações Étnico Raciais pela UNIAFRO-UNILAB; Graduanda da Licenciatura Plena em Pedagogia da UNEB. https://orcid.org/0000-0002-3148-5536. 

Luzia de Jesus Conceição, Universidade do Estado da Bahia- UNEB

Graduanda da Licenciatura Plena em Pedagogia da UNEB. https://orcid.org/0000-0002-9732-7266. 

Tânia Maria Portugal da Silva, Universidade do Estado da Bahia- UNEB

Mestra em Educação pela UFS, Especialista em Metodologia do Ensino Superior pela FACED-UFBA; Professora do Curso de Pedagogia – Departamento de Educação/Campus I e DMCE XXV/UNEB. https://orcid.org/0009-0004-5925-7385. 

Simone Regina Silva D’almeida, Universidade do Estado da Bahia- UNEB

Mestra em Educação pela UNEB/Université du Québec à Chicoutimi; Professora do Curso de Pedagogia – Departamento de Educação/Campus I e DMCE XXV/UNEB. - https://orcid.org/0009-0005-3819-2161.

Publicado

2023-06-23

Cómo citar

Souza, L. B. P., Conceição, L. de J., Silva, T. M. P. da, & D’almeida, S. R. S. (2023). JOGOS SUSTENTÁVEIS PARA O ENSINO LÚDICO DA MATEMÁTICA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(6), 997–1008. https://doi.org/10.51891/rease.v9i6.10232