LIDERANÇA FEMININA: OS DESAFIOS E A ASCENSÃO DAS MULHERES PARA CARGOS DE LIDERANÇA EM UMA CONCESSIONÁRIA DE VEÍCULOS

Autores

  • Maria Eduarda Marinho de Almeida Instituição Serra do Carmo- Fasec
  • Cejana Marques Borges Instituição Serra do Carmo - Fasec

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i6.10214

Palavras-chave:

Liderança Feminina. Desafios no Mercado de Trabalho. Teto de Vidro.

Resumo

O objetivo neste trabalho foi destacar os desafios enfrentados pelas mulheres para cargos de liderança em uma concessionária de veículos, observar o desenvolvimento dessas mulheres no mercado de trabalho nas últimas décadas, destacando o crescimento da participação e na gestão, também buscando identificar as discriminações e preconceitos existentes a elas no âmbito profissional, barreiras essas que em sua maioria é destaque no teto de vidro que será abordado. A princípio, inicia-se com as seguintes partes: Destacando os estilos de liderança; O papel da mulher ao longo da história; E o termo teto de vidro, bastante vivenciado no ambiente corporativo. A metodologia aplicada contatará com pesquisas bibliográficas, também entrevistas com abordagem qualitativas a fim de entender melhor as mulheres que exercem essas funções. Conclui-se que as mulheres têm enfrentando dificuldades para terem ascensão no ambiente de trabalho mais estão conseguindo romper e o teto de vidro é sentido realmente com uma barreira. No entanto, as mudanças na cultura da sociedade e as empresas são necessárias para garantir a igualdade das mulheres em relação aos homens.

Biografia do Autor

Maria Eduarda Marinho de Almeida, Instituição Serra do Carmo- Fasec

Graduanda no curso de administração, 8° período. Instituição Serra do Carmo - Fasec em Palmas - TO.

Cejana Marques Borges, Instituição Serra do Carmo - Fasec

Administradora, Mestra em Gestão e Desenvolvimento Regional pela Universidade de Taubaté – UNITAU-SP.

Downloads

Publicado

2023-06-30

Como Citar

Almeida, M. E. M. de, & Borges, C. M. (2023). LIDERANÇA FEMININA: OS DESAFIOS E A ASCENSÃO DAS MULHERES PARA CARGOS DE LIDERANÇA EM UMA CONCESSIONÁRIA DE VEÍCULOS. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(6), 609–626. https://doi.org/10.51891/rease.v9i6.10214