O XADREZ COMO FERRAMENTA DIDÁTICO–PEDAGÓGICA NA ESCOLA MUNICIPAL DE CUMARU – PE
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v9i6.10201Palavras-chave:
A educação física. Educação. Jogos de xadrez. Ferramenta Didático–pedagógico.Resumo
Este estudo tem como objetivo investigar o jogo de xadrez como ferramenta didático pedagógica dentro da Escola Municipal Gilda Bertino Gomes de CUMARU –PE. O interesse por esse tema surgiu dentro das aulas de educação física, através de várias dinâmicas com o jogo de xadrez, incentivos e diálogos com os alunos, que por ventura não gostavam de participar das aulas de educação física. A base teórica dessa pesquisa está nos autores Celante (2005), Kishimoto (2000), Bruhns (1996), Duflo (1999), Berger (1993). O jogo de xadrez é uma fermenta didático pedagógica visto que, faz com que os alunos que o praticam se envolvem e gostem do que está jogando, despertando o interesse pelo o jogo e incentivando a participar com mas assiduidades das aulas práticas em outras disciplinas. Estudar o jogo de xadrez como fermenta didático pedagógica foram caminhos percorridos como norte de experiências dentro da escola. O jogo pode auxiliar na educação escolar de tal forma que torne a aprendizagem prazerosa, possibilitando o pleno desenvolvimento do educando a vincular-se ao mundo do trabalho e na prática social, auxiliando na concentração, percepção, raciocínio lógico pelo fato que já vem sendo dentro das aulas de educação física como principais conteúdos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Atribuição CC BY