O XADREZ COMO FERRAMENTA DIDÁTICO–PEDAGÓGICA NA ESCOLA MUNICIPAL DE CUMARU – PE

Autores

  • Ricardo Jorge Gonçalves Tabosa Universidade de Pernambuco - UPE
  • Alba Lúcia Nunes Gomes da Costa Universidade Federal da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i6.10201

Palavras-chave:

A educação física. Educação. Jogos de xadrez. Ferramenta Didático–pedagógico.

Resumo

Este estudo tem como objetivo investigar o jogo de xadrez como ferramenta didático pedagógica dentro da Escola Municipal Gilda Bertino Gomes de CUMARU –PE. O interesse por esse tema surgiu dentro das aulas de educação física, através de várias dinâmicas com o jogo de xadrez, incentivos e diálogos com os alunos, que por ventura não gostavam de participar das aulas de educação física. A base teórica dessa pesquisa está nos autores Celante (2005), Kishimoto (2000), Bruhns (1996), Duflo (1999), Berger (1993). O jogo de xadrez é uma fermenta didático pedagógica visto que, faz com que os alunos que o praticam se envolvem e gostem do que está jogando, despertando o interesse pelo o jogo e incentivando a participar com mas assiduidades das aulas práticas em outras disciplinas. Estudar o jogo de xadrez como fermenta didático pedagógica foram caminhos percorridos como norte de experiências dentro da escola. O jogo pode auxiliar na educação escolar de tal forma que torne a aprendizagem prazerosa, possibilitando o pleno desenvolvimento do educando a vincular-se ao mundo do trabalho e na prática social, auxiliando na concentração, percepção, raciocínio lógico pelo fato que já vem sendo dentro das aulas de educação física como principais conteúdos.

Biografia do Autor

Ricardo Jorge Gonçalves Tabosa, Universidade de Pernambuco - UPE

Graduado em Licenciatura Plena em Educação Física, (Universidade de Pernambuco - UPE) Recife – PE. Pós-graduação em Especialização em Administração com Ênfase em Marketing, (Universidade Federal Rural de Pernambuco – UFRPE) FACAL – Limoeiro – PE, Pós-graduação Especialização em Ensino de Geografia (Faculdades Integradas da vitória de Santo Antão - FAINTVISA), Mestrando em Ciências da Educação e Multidisciplinaridade na área da Educação (Faculdade do Norte do Paraná -FACNORTE), SARANDI – PR.   

Alba Lúcia Nunes Gomes da Costa, Universidade Federal da Paraíba

Graduada em Pedagogia (Universidade Federal da Paraíba), Especialista em Processo ensino-aprendizagem (Faculdade de Ciências Sociais e Aplicadas – FACISA), Mestre em Educação (Universidade Federal da Paraíba).

Downloads

Publicado

2023-06-30

Como Citar

Tabosa, R. J. G., & Costa, A. L. N. G. da. (2023). O XADREZ COMO FERRAMENTA DIDÁTICO–PEDAGÓGICA NA ESCOLA MUNICIPAL DE CUMARU – PE. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(6), 137–155. https://doi.org/10.51891/rease.v9i6.10201