O XADREZ COMO FERRAMENTA DIDÁTICO–PEDAGÓGICA NA ESCOLA MUNICIPAL DE CUMARU – PE

Autores/as

  • Ricardo Jorge Gonçalves Tabosa Universidade de Pernambuco - UPE
  • Alba Lúcia Nunes Gomes da Costa Universidade Federal da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i6.10201

Palabras clave:

A educação física. Educação. Jogos de xadrez. Ferramenta Didático–pedagógico.

Resumen

Este estudo tem como objetivo investigar o jogo de xadrez como ferramenta didático pedagógica dentro da Escola Municipal Gilda Bertino Gomes de CUMARU –PE. O interesse por esse tema surgiu dentro das aulas de educação física, através de várias dinâmicas com o jogo de xadrez, incentivos e diálogos com os alunos, que por ventura não gostavam de participar das aulas de educação física. A base teórica dessa pesquisa está nos autores Celante (2005), Kishimoto (2000), Bruhns (1996), Duflo (1999), Berger (1993). O jogo de xadrez é uma fermenta didático pedagógica visto que, faz com que os alunos que o praticam se envolvem e gostem do que está jogando, despertando o interesse pelo o jogo e incentivando a participar com mas assiduidades das aulas práticas em outras disciplinas. Estudar o jogo de xadrez como fermenta didático pedagógica foram caminhos percorridos como norte de experiências dentro da escola. O jogo pode auxiliar na educação escolar de tal forma que torne a aprendizagem prazerosa, possibilitando o pleno desenvolvimento do educando a vincular-se ao mundo do trabalho e na prática social, auxiliando na concentração, percepção, raciocínio lógico pelo fato que já vem sendo dentro das aulas de educação física como principais conteúdos.

Biografía del autor/a

Ricardo Jorge Gonçalves Tabosa, Universidade de Pernambuco - UPE

Graduado em Licenciatura Plena em Educação Física, (Universidade de Pernambuco - UPE) Recife – PE. Pós-graduação em Especialização em Administração com Ênfase em Marketing, (Universidade Federal Rural de Pernambuco – UFRPE) FACAL – Limoeiro – PE, Pós-graduação Especialização em Ensino de Geografia (Faculdades Integradas da vitória de Santo Antão - FAINTVISA), Mestrando em Ciências da Educação e Multidisciplinaridade na área da Educação (Faculdade do Norte do Paraná -FACNORTE), SARANDI – PR.   

Alba Lúcia Nunes Gomes da Costa, Universidade Federal da Paraíba

Graduada em Pedagogia (Universidade Federal da Paraíba), Especialista em Processo ensino-aprendizagem (Faculdade de Ciências Sociais e Aplicadas – FACISA), Mestre em Educação (Universidade Federal da Paraíba).

Publicado

2023-06-30

Cómo citar

Tabosa, R. J. G., & Costa, A. L. N. G. da. (2023). O XADREZ COMO FERRAMENTA DIDÁTICO–PEDAGÓGICA NA ESCOLA MUNICIPAL DE CUMARU – PE. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(6), 137–155. https://doi.org/10.51891/rease.v9i6.10201