M(U)LTH E SUAS NARRATIVAS HÍBRIDAS COMO FOMENTO DE POLÍTICAS PÚBLICAS PARA O SEMIÁRIDO BRASILEIRO: REVISÃO SISTEMÁTICA
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v11i11.21757Palabras clave:
Matemática. BNCC. Portal de Periódico Capes. Educação Básica. Método PRISMAResumen
O objetivo que circunscreve esse mergulho investigativo, é revisar e sistematizar, as recomendações pré-definidas em questão de conteúdos, competências e habilidades para o ensino da Matemática, em específico, no 6º e 7º ano do Ensino Fundamental, identificando também, na literatura, pesquisas que utilizaram nos seus constructos, práticas na educação básica com os assuntos sistematizados, de forma a dar subsídios para futuras imersões através de Políticas Públicas para o Semiárido Brasileiro. Esse recorte é fruto de uma dissertação em movimento híbrido. Duas fontes de dados foram utilizadas para essa imersão, a saber: x) a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e; y) o Portal de Periódico Capes (CAPES, 2022). Paralelo a isso, foi inserido critérios de inclusão, exclusão e strings de busca nas bases de dados, x e y, com a finalidade de filtrar com qualidade os estudos matemáticos. Nesta revisão, para ambas as fontes, foi utilizado o método Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analyses (PRISMA, 2020), que permitiu a identificação, seleção, avaliação e triagem dos resultados encontrados. Na fonte y, (CAPES, 2022), foi especificado os seguintes critérios de inclusão: i) artigos; b) revisados por pares; c) recursos online; d) publicados em português; e) dados primários e; f) no recorte temporal compreendido entre 2012 a 2022. A plataforma Rayyan é uma ferramenta relevante para as revisões sistemáticas, propiciando leituras sintéticas, em títulos e resumos, de modo que as strings puderam ser inseridas nas suas funcionalidades. Foi feita a sistematização da base x e foram localizados 3.516 artigos na base y, dos quais, apenas 16 atenderam aos critérios preliminarmente definidos, após realizada a triagem. Somente artigos com conceitos WebQualis A1, A2, B1 ou B2, foram incluídos nesta revisão sistemática, consultados através da plataforma SUCUPIRA. Foi unânime quanto ao problema, trabalhos com abordagem qualititativa, desenvolvidos a partir de diferentes metodologias, sendo que, 09 dos trabalhos encontrados, representa 56,25% do total, publicados em revistas de WebQualis A2 e, as demais pesquisas, distribuídas em conceitos A1 com 12,5% “02 artigos” , B1 com 25% “04 artigos” e B2 com 6,25% “01 artigo”.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Categorías
Licencia
Atribuição CC BY