M(U)LTH E SUAS NARRATIVAS HÍBRIDAS COMO FOMENTO DE POLÍTICAS PÚBLICAS PARA O SEMIÁRIDO BRASILEIRO: REVISÃO SISTEMÁTICA

Autores/as

  • Cláudio Alencar UNIVASF
  • Auriélia Coelho Isaque Floriano UNIVASF
  • Cícero Floriano de Santana UNIFAVENI
  • Maria das Dores de Holanda Carvalho Alves Montenegro
  • Maria Jayane Freire Cavalcante FAFOPA
  • Raquel de Jesus Sena FATEC
  • Marina Lopes de Sousa UNIMAIS
  • Juliana de Andrade Silva UNOPAR
  • Marinalva de Oliveira Venuto FARJ
  • Kathiane Oliveira Diniz ISESPI

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i11.21757

Palabras clave:

Matemática. BNCC. Portal de Periódico Capes. Educação Básica. Método PRISMA

Resumen

O objetivo que circunscreve esse mergulho investigativo, é revisar e sistematizar, as recomendações pré-definidas em questão de conteúdos, competências e habilidades para o ensino da Matemática, em específico, no 6º e 7º ano do Ensino Fundamental, identificando também, na literatura, pesquisas que utilizaram nos seus constructos, práticas na educação básica com os assuntos sistematizados, de forma a dar subsídios para futuras imersões através de Políticas Públicas para o Semiárido Brasileiro. Esse recorte é fruto de uma dissertação em movimento híbrido. Duas fontes de dados foram utilizadas para essa imersão, a saber: x) a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e; y) o Portal de Periódico Capes (CAPES, 2022). Paralelo a isso, foi inserido critérios de inclusão, exclusão e strings de busca nas bases de dados, x e y, com a finalidade de filtrar com qualidade os estudos matemáticos. Nesta revisão, para ambas as fontes, foi utilizado o método Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analyses (PRISMA, 2020), que permitiu a identificação, seleção, avaliação e triagem dos resultados encontrados. Na fonte y, (CAPES, 2022), foi especificado os seguintes critérios de inclusão: i) artigos; b) revisados por pares; c) recursos online; d) publicados em português; e) dados primários e; f) no recorte temporal compreendido entre 2012 a 2022. A plataforma Rayyan é uma ferramenta relevante para as revisões sistemáticas, propiciando leituras sintéticas, em títulos e resumos, de modo que as strings puderam ser inseridas nas suas funcionalidades. Foi feita a sistematização da base x e foram localizados 3.516 artigos na base y, dos quais, apenas 16 atenderam aos critérios preliminarmente definidos, após realizada a triagem. Somente artigos com conceitos WebQualis A1, A2, B1 ou B2, foram incluídos nesta revisão sistemática, consultados através da plataforma SUCUPIRA. Foi unânime quanto ao problema, trabalhos com abordagem qualititativa, desenvolvidos a partir de diferentes metodologias, sendo que, 09 dos trabalhos encontrados, representa 56,25% do total, publicados em revistas de WebQualis A2 e, as demais pesquisas, distribuídas em conceitos A1 com 12,5% “02 artigos” , B1 com 25% “04 artigos” e B2 com 6,25% “01 artigo”.

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Biografía del autor/a

Cláudio Alencar, UNIVASF

Mestre em Dinâmicas de Desenvolvimento do Semiárido (UNIVASF). Especialista em Gestão Pública (UNIVASF), Gestão Pública Municipal (UNIVASF), Tecnologias Digitais Aplicadas a Educação (IFSertãoPE), MBA em Gestão de Projetos (FAVENI), EJA - Educação de Jovens e Adultos e Informática da Educação (FAVENI), e Gestão Ambiental de Empresas (FAVENI). Bacharelado em Administração (Cruzeiro do Sul), Licenciatura Plena em Pedagogia (FACITE), e Geografia (Cruzeiro do Sul).

Auriélia Coelho Isaque Floriano, UNIVASF

Mestranda em Dinâmicas de Desenvolvimento do Semiárido (UNIVASF). Licenciatura Plena em Pedagogia (FACITE) e Educação Especial (UNIFAVENI); Bacharelado em Terapia Ocupacional (UNIFAVENI).

Cícero Floriano de Santana, UNIFAVENI

Licenciatura Plena em Ciências Biológicas (FAFOPA); e em Matemática (UNIFAVENI).

Maria das Dores de Holanda Carvalho Alves, Montenegro

Especialização em psicopedagogia institucional (Montenegro); Licenciatura Plena em pedagogia (ISEP).

Maria Jayane Freire Cavalcante, FAFOPA

Especialização em Língua portuguesa (FAFOPA), e Psicopedagogia (FAFOPA); Licenciatura Plena Letras Português/Inglês e Respectivas Literaturas (FAFOPA), em Pedagogia (FAFOPA) e Educação Física (UNIVASF).

Raquel de Jesus Sena, FATEC

Especialização em Docência do Ensino Superior (FATEC); e em Psicopedagogia Institucional (FAFOPA); Licenciatura Plena em História (FAFOPA); e em Pedagogia (FAFOPA).

Marina Lopes de Sousa, UNIMAIS

Especialização em Psicopedagogia Institucional e Clínica (UNIMAIS); e Neuropsicopedagogia e Educação Inclusiva (FAVENI); Licenciatura Plena em Pedagogia (FACITE).

Juliana de Andrade Silva, UNOPAR

Especialista em Atendimento Educacional Especializado - AEE (UNOPAR); Licenciatura Plena em Ciências Biológicas (FAFOPA); e Pedagogia (FAFOPA).

Marinalva de Oliveira Venuto, FARJ

Especialização em Psicopedagogia Institucional e Clínica (FARJ); E em Geografia, história e sustentabilidade (FAVENI). Licenciatura Plena em Pedagogia (FACITE), e em Geografia (FAFOPA).

Kathiane Oliveira Diniz, ISESPI

Especialização em Coordenação Pedagógica (ISESPI); e em Psicopedagogia Institucional (ISESPI); Licenciatura Plena em Pedagogia (FACITE).

Publicado

2025-11-11

Cómo citar

Alencar, C., Floriano, A. C. I., Santana, C. F. de, Alves, M. das D. de H. C., Cavalcante, M. J. F., Sena, R. de J., … Diniz, K. O. (2025). M(U)LTH E SUAS NARRATIVAS HÍBRIDAS COMO FOMENTO DE POLÍTICAS PÚBLICAS PARA O SEMIÁRIDO BRASILEIRO: REVISÃO SISTEMÁTICA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(11), 2831–2850. https://doi.org/10.51891/rease.v11i11.21757