SISTEMA CARCERÁRIO FEMININO: GESTAÇÃO E MATERNIDADE NAS PENITENCIÁRIAS BRASILEIRAS

Autores/as

  • Àbia de Sousa Sá Martins UNIFAESF
  • Amanda Mauriz Pereira Santana UNIFAESF
  • Maria Eduarda Araujo Quero UNIFAESF
  • Thamiris Ceres Lopes Freire UNIFAESF

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i12.17520

Palabras clave:

Sistema prisional feminino. Gestação. Maternidade. Direitos das mulheres. Políticas públicas.

Resumen

O presente estudo aborda o sistema prisional feminino no Brasil, com foco nas condições de gestação e maternidade enfrentadas por detentas. Analisa-se a efetividade das legislações vigentes no país que visam assegurar os direitos das mulheres gestantes e mães no cárcere, identificando falhas na proteção e assistência a esse público. A pesquisa destaca o crescimento da população feminina nos presídios e a insuficiência das políticas públicas para atender às necessidades específicas dessas mulheres, sobretudo no que diz respeito à saúde física, mental e ao vínculo materno-infantil. Por meio de uma abordagem documental e bibliográfica, o trabalho examina legislações, políticas públicas e dados estatísticos do sistema penitenciário, promovendo uma análise crítica sobre a aplicação dos direitos previstos. Estruturado em três capítulos, o estudo discute a evolução histórica das prisões femininas, a saúde mental das detentas e apresenta dados que confirmam a ineficácia das políticas atuais. Conclui-se que o ordenamento jurídico brasileiro carece de melhorias significativas para garantir condições dignas às mulheres presas, especialmente durante a maternidade. Este trabalho busca sensibilizar o Estado para a necessidade de mudanças estruturais que assegurem uma efetiva contribuição social.

Biografía del autor/a

Àbia de Sousa Sá Martins, UNIFAESF

Estudante do 10° período de Direito no centro acadêmico UNIFAESF.

Amanda Mauriz Pereira Santana, UNIFAESF

Estudante do 10° período de Direito no centro acadêmico UNIFAESF. 

Maria Eduarda Araujo Quero, UNIFAESF

Estudante do 10° período de Direito no centro acadêmico UNIFAESF. 

Thamiris Ceres Lopes Freire, UNIFAESF

Professora  Orientadora  no Centro Acadêmico UNIFAESF. Graduação em Direito pela Universidade Estadual do Piauí (2014). Especialista em Direito Civil pela Universidade Anhanguerra-LFG (2016). Mestra em Direitos Humanos pela Universidade Federal da Paraíba (2021).

Publicado

2024-12-11

Cómo citar

Martins, Àbia de S. S., Santana, A. M. P., Quero, M. E. A., & Freire, T. C. L. (2024). SISTEMA CARCERÁRIO FEMININO: GESTAÇÃO E MATERNIDADE NAS PENITENCIÁRIAS BRASILEIRAS. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(12), 2459–2476. https://doi.org/10.51891/rease.v10i12.17520