AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DAS RELAÇÕES SOCIAIS DOS PACIENTES HEMODIALÍTICOS

Autores/as

  • Adriele de Moura Cardoso Universidade Estadual de Goiás
  • Walter Dias Júnior Universidade Estadual de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i10.16308

Palabras clave:

Paciente renal crônico. Tratamento hemodialítico. Participação social.

Resumen

O paciente hemodialítico vivencia a presença de diversos fatores e mudanças na sua vida, principalmente os fatores socioeconômico, sociodemográfico, mudança no estilo de vida, incapacidade física e repercussões emocionais. São características que interferem diretamente nas relações sociais do indivíduo, tornando-o vulnerável ao isolamento social. Assim, esse trabalho tem como objetivo avaliar a qualidade da relação social do paciente hemodialítico. É uma pesquisa quantitativa, analítica e transversal. Foi utilizado o questionário WHOQOL- Bref na versão portuguesa de Portugal, sendo foco e determinante para esse estudo o Domínio Relação Social. A amostra foi composta por 182 pacientes de dois centros de nefrologia do interior de Goiás. Foi utilizado o teste qui-quadrado, considerando o nível de significância de 5%. Os resultados mostram que 67% dos pacientes de Ceres e 60% de Goianésia têm baixa qualidade da relação social. Sendo assim, os pacientes submetidos à hemodiálise no interior de Goiás têm uma relação social de baixa qualidade. Além disso, características como: idade, sexo, escolaridade, tempo de tratamento, aspectos psicológicos e físicos influenciam na relação social do paciente.

Biografía del autor/a

Adriele de Moura Cardoso, Universidade Estadual de Goiás

Bacharel em Enfermagem. Universidade Estadual de Goiás.

Walter Dias Júnior, Universidade Estadual de Goiás

Walter Dias Júnior[1]

 

[1]Professor/Orientador Universidade Estadual de GoiásDoutor em Fisiologia Geral (FMRP-USP).

Publicado

2024-10-25

Cómo citar

Cardoso, A. de M., & Dias Júnior, W. (2024). AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DAS RELAÇÕES SOCIAIS DOS PACIENTES HEMODIALÍTICOS. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(10), 4346–4362. https://doi.org/10.51891/rease.v10i10.16308