DEMONSTRAÇÕES MATEMÁTICAS NO ENSINO BÁSICO: POR QUE E COMO USÁ-LAS

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i10.16108

Palabras clave:

Demonstrações matemáticas. Ensino Básico. Estratégias pedagógicas. Metodologias ativas. Neurociência.

Resumen

As demonstrações matemáticas, quando trabalhadas adequadamente, desempenham um papel fundamental no desenvolvimento do pensamento lógico e crítico dos estudantes no Ensino Básico. Este artigo explora a relevância das demonstrações no contexto educacional básico, identifica os desafios enfrentados e propõe estratégias pedagógicas para sua aplicação no ensino-aprendizagem.

Biografía del autor/a

Marcos Ranieri da Silva, Universidade Federal de Alagoas

Professor da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Doutor em Matemática pela Universidade Federal do Ceará (UFC). orcid: https://orcid.org/0000-0001-5499-8708

Carlos Gonçalves do Rei Filho, Universidade Federal de Alagoas

Professor da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Doutor em Matemática pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).  https://orcid.org/0000-0002-0965-0507 

José Cìcero Ferreira Torres, Universidade Federal de Alagoas

Licenciado em Matemática pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Professor na Secretaria Municipal de São Miguel dos Campos – AL. orcid: https://orcid.org/0009-0001-1386-0216

Publicado

2024-10-16

Cómo citar

Silva, M. R. da, Rei Filho, C. G. do, & Torres, J. C. F. (2024). DEMONSTRAÇÕES MATEMÁTICAS NO ENSINO BÁSICO: POR QUE E COMO USÁ-LAS. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(10), 2634–2647. https://doi.org/10.51891/rease.v10i10.16108