O ESTÁGIO SUPERVISIONADO E A PANDEMIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA DE ALUNOS DE GRADUAÇÃO EM LETRAS PORTUGUÊS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA

Autores/as

  • Fernanda Franzyska Federica Lourenço e Silva Universidade Federal de Santa Catarina
  • Lucas Denir Espíndola Universidade Federal de Santa Catarina- SC
  • Sabrina Souza Universidade Federal de Santa Catarina- SC
  • Cristiane Dall' Cortivo Lebler Universidade Federal de Santa Catarina- SC

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v7i6.1383

Palabras clave:

Estágio supervisionado. Pandemia. Formação de Professores.

Resumen

O presente artigo emerge da experiência de estágio supervisionado no Ensino de Língua Portuguesa e Literatura I em tempos pandêmicos e tem como objetivo expor as vivências de três alunos  estagiários , do curso de Licenciatura em Letras Português da Universidade Federal de Santa Catarina. Devido a pandemia da COVID-19 que acometeu todo cotidiano social e alterou rotinas e práticas educativas, solicitando dos contextos  institucionais de educação, que não saíram ilesas desse processo, uma   reconfiguração referente a organização e adequação às exigências sanitárias e ao isolamento/distanciamento social. Essa nova realidade,  fez com que esses contextos educacionais fechassem suas portas para o atendimento presencial. Consequência  disso foi  a necessidade de  alteração no  calendário acadêmico da Universidade Federal de Santa Catarina que buscou enquanto alternativa para não comprometer  o processo  ensino-aprendizagem assumir, a partir dessa nova realidade, o caráter de atividades no formato remoto. Assim  o Estágio Supervisionado, componente obrigatório nos cursos de formação de professores, também precisou ser repensado e adequado a essa nova estrutura de ensino remoto emergencial. Como alternativa à regência de classe, os estagiários tiveram como atividade de estágio a produção de quatro aulas assíncronas para serem aplicadas no oitavo ano do Colégio Aplicação da Universidade Federal de Santa Catarina no ano de 2021.

Biografía del autor/a

Fernanda Franzyska Federica Lourenço e Silva, Universidade Federal de Santa Catarina

Graduanda em Letras Português e Literaturas. Universidade Federal de Santa Catarina. E-mail: fernandafranzyskas@gmail.com.

Lucas Denir Espíndola, Universidade Federal de Santa Catarina- SC

Graduando em Letras Português e Literaturas. Universidade Federal de Santa Catarina. E-mail: lucas.denirespindola@gmail.com

Sabrina Souza, Universidade Federal de Santa Catarina- SC

Graduanda em Letras Português e Literaturas. Universidade Federal de Santa Catarina. E-mail:
souzasabi@gmail.com.

Cristiane Dall' Cortivo Lebler, Universidade Federal de Santa Catarina- SC

Profa. Dra. Professora Orientadora da disciplina de Estágio em Letras Português e Literaturas Departamento de Metodologia de Ensino Universidade Federal de Santa Catarina.

Publicado

2021-06-30

Cómo citar

Silva, F. F. F. L. e ., Espíndola, L. . D., Souza, S. ., & Lebler, C. D. C. . (2021). O ESTÁGIO SUPERVISIONADO E A PANDEMIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA DE ALUNOS DE GRADUAÇÃO EM LETRAS PORTUGUÊS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA . Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 7(6), 415–432. https://doi.org/10.51891/rease.v7i6.1383