O ESTÁGIO SUPERVISIONADO E A PANDEMIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA DE ALUNOS DE GRADUAÇÃO EM LETRAS PORTUGUÊS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v7i6.1383Palabras clave:
Estágio supervisionado. Pandemia. Formação de Professores.Resumen
O presente artigo emerge da experiência de estágio supervisionado no Ensino de Língua Portuguesa e Literatura I em tempos pandêmicos e tem como objetivo expor as vivências de três alunos estagiários , do curso de Licenciatura em Letras Português da Universidade Federal de Santa Catarina. Devido a pandemia da COVID-19 que acometeu todo cotidiano social e alterou rotinas e práticas educativas, solicitando dos contextos institucionais de educação, que não saíram ilesas desse processo, uma reconfiguração referente a organização e adequação às exigências sanitárias e ao isolamento/distanciamento social. Essa nova realidade, fez com que esses contextos educacionais fechassem suas portas para o atendimento presencial. Consequência disso foi a necessidade de alteração no calendário acadêmico da Universidade Federal de Santa Catarina que buscou enquanto alternativa para não comprometer o processo ensino-aprendizagem assumir, a partir dessa nova realidade, o caráter de atividades no formato remoto. Assim o Estágio Supervisionado, componente obrigatório nos cursos de formação de professores, também precisou ser repensado e adequado a essa nova estrutura de ensino remoto emergencial. Como alternativa à regência de classe, os estagiários tiveram como atividade de estágio a produção de quatro aulas assíncronas para serem aplicadas no oitavo ano do Colégio Aplicação da Universidade Federal de Santa Catarina no ano de 2021.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Categorías
Licencia
Atribuição CC BY