O PROGRAMA NOVOS CAMINHOS NO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA: ENTRE A REPACTUAÇÃO E A IMPLEMENTAÇÃO. NOTAS INTRODUTÓRIAS

Autores/as

  • Thony Robson de Oliveira Silva Universidade Federal da Paraíba - UFPB
  • Maria Aparecida dos Santos Ferreira Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i6.10415

Palabras clave:

Programa Novos Caminhos. IFPB. Repactuação e Implementação. Notas Introdutórias.

Resumen

O presente artigo surge a partir de estudos inseridos na pesquisa de mestrado em desenvolvimento junto ao PPGEP/IFRN, vinculado ao projeto de pesquisa intitulado Políticas de Financiamento da Educação no Brasil e Portugal em Tempos de Pandemia (2019-2021). Nesse recorte, o objetivo é analisar o Programa Novos Caminhos (PNC) ofertado pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), entre a pactuação e a implementação. Pautado pelo método do materialismo histórico dialético abordamos na pesquisa a avaliação das políticas, dos programas e dos projetos relativos à educação profissional.  Partimos da busca ao entendimento de como se deu a implementação do PNC no IFPB, considerando enquanto uma proposição formativa de educação profissional. Discutimos a educação educacional profissional entre a formação humana integral e formação técnica para o mercado de trabalho, com vistas a identificar onde se inseriu o PNC. Verificamos que os recursos previstos nos Termos de Execução Descentralizada (TED) se fizeram suficientes para aumentar significativamente o número de matrículas efetivadas, chegando a triplicar as vagas do edital 01/2020 e dobrar as vagas do edital 010/2020.  Concluímos que o PNC não representa um programa integrante da política pública de educação nacional, mas, está alinhado com a escolha política do governo anterior (2022), revelada pelo Ministério da Educação, em modificar a nomenclatura do antigo PRONATEC, com pequenas alterações realizadas por meio de portarias do MEC, com objetivo declarado de aumento do número de matrículas e a subsunção da educação profissional ao mercado de trabalho e às demandas capitalistas.

Biografía del autor/a

Thony Robson de Oliveira Silva, Universidade Federal da Paraíba - UFPB

Especialização em Gestão Pública Municipal. Universidade Federal da Paraíba - UFPB.

Maria Aparecida dos Santos Ferreira, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN

Doutorado em Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN.

Publicado

2023-07-11

Cómo citar

Silva, T. R. de O., & Ferreira, M. A. dos S. (2023). O PROGRAMA NOVOS CAMINHOS NO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA: ENTRE A REPACTUAÇÃO E A IMPLEMENTAÇÃO. NOTAS INTRODUTÓRIAS. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(6), 2376–2385. https://doi.org/10.51891/rease.v9i6.10415