A INFLUÊNCIA DA CULTURA AFRO-BRASILEIRA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores/as

  • Silvia Maria França da Silva Nascimento Faculdade FEPAM
  • Wanessa Barbosa da Silva Faculdade FEPAM
  • Diógenes José Gusmão Coutinho Faculdade FEPAM

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i6.10261

Palabras clave:

Educação Infantil. Cultura. Desenvolvimento.

Resumen

O presente artigo tem como objetivo analisar a importância de se trabalhar a cultura afro-brasileira na educação infantil dentro das escolas, respeitando a Lei Federal nº 10.639/03. Com o intuito de suscitar a verdadeira história dos povos afrodescendentes e combater o racismo e o preconceito racial no ambiente escolar, buscando entrelaçar as diversas linhas do conhecimento interdisciplinar desde a Educação Infantil. Desta forma, ajudaremos a banir com o racismo ainda existente nas escolas e contribuir com a igualdade racial no âmbito individual, social e coletivo. Sobretudo, debates, jogos, música, livros e brincadeiras, servirão como apoio para docentes conduzirem suas aulas incorporando-a ao currículo da Educação Infantil, favorecendo atos de respeito mútuo entre as crianças. Os procedimentos teóricos e metodológicos que fundamentam o desenvolvimento baseiam-se na discussão de autores que de forma mais intensa contribuíram para o fundamento teórico das temáticas abordadas como: Santos (1983), Guimarães (1995), Santos (2000), Cunha (2000).

Biografía del autor/a

Silvia Maria França da Silva Nascimento , Faculdade FEPAM

Pós-graduanda em gestão e docência em educação infantil pela Faculdade FEPAM.

Wanessa Barbosa da Silva, Faculdade FEPAM

Pós-graduanda em gestão e docência em educação infantil pela Faculdade FEPAM.

Diógenes José Gusmão Coutinho, Faculdade FEPAM

Docente do curso de Pós-graduação em Gestão e Docência em Educação Infantil pela Faculdade FEPAM. Doutor em Biologia-UFPE. ORCID ID: https://orcid.org/0000-0002-9230-3409.

Publicado

2023-06-30

Cómo citar

Nascimento , S. M. F. da S., Silva, W. B. da, & Coutinho, D. J. G. (2023). A INFLUÊNCIA DA CULTURA AFRO-BRASILEIRA NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(6), 583–592. https://doi.org/10.51891/rease.v9i6.10261