JOGOS ANALÓGICOS E SOFTWARES EDUCATIVOS PARA MELHOR ALFABETIZAR CRIANÇAS: RECORTES BIBLIOGRÁFICOS

Autores

  • Maria Helena de Castro UNADES

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i5.14061

Palavras-chave:

Educação Infantil. Alfabetização. Jogos Analógicos. Softwares educativos. Pesquisa.

Resumo

O presente artigo comunica e apresenta recortes de uma pesquisa exploratória sobre o uso da ludicidade no Ensino Infantil sugerindo o uso de jogos analógicos e softwares educativos para a prática pedagógica nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Como metodologia ativa foi feita uma busca virtual em sites e artigos acadêmicos para identificar e selecionar diversas ferramentas colaborativas analógicas e digitais direcionadas ao processo da Alfabetização. O objetivo central do presente trabalho é construir um banco de informações para serem utilizadas no desenvolvimento de um projeto de doutorado em ciências da Educação cuja meta é apresentar o seguinte produto didático-pedagógico: o designer inicial da oferta de oficinas de jogos analógicos e digitais tendo por meta estimular e fortalecer as práticas de professores e professores que trabalham no processo da alfabetização infantil na rede municipal de escola pública de Fortaleza, Ceará, Brasil.

Biografia do Autor

Maria Helena de Castro, UNADES

Professora da rede de ensino público do Estado do Ceará. Mestra em Ciências da Educação pela UNADES-Mercosul, PY.

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Publicado

2024-05-20

Como Citar

Castro, M. H. de. (2024). JOGOS ANALÓGICOS E SOFTWARES EDUCATIVOS PARA MELHOR ALFABETIZAR CRIANÇAS: RECORTES BIBLIOGRÁFICOS. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(5), 3583–3594. https://doi.org/10.51891/rease.v10i5.14061