JOGOS ANALÓGICOS E SOFTWARES EDUCATIVOS PARA MELHOR ALFABETIZAR CRIANÇAS: RECORTES BIBLIOGRÁFICOS

Autores/as

  • Maria Helena de Castro UNADES

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i5.14061

Palabras clave:

Educação Infantil. Alfabetização. Jogos Analógicos. Softwares educativos. Pesquisa.

Resumen

O presente artigo comunica e apresenta recortes de uma pesquisa exploratória sobre o uso da ludicidade no Ensino Infantil sugerindo o uso de jogos analógicos e softwares educativos para a prática pedagógica nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Como metodologia ativa foi feita uma busca virtual em sites e artigos acadêmicos para identificar e selecionar diversas ferramentas colaborativas analógicas e digitais direcionadas ao processo da Alfabetização. O objetivo central do presente trabalho é construir um banco de informações para serem utilizadas no desenvolvimento de um projeto de doutorado em ciências da Educação cuja meta é apresentar o seguinte produto didático-pedagógico: o designer inicial da oferta de oficinas de jogos analógicos e digitais tendo por meta estimular e fortalecer as práticas de professores e professores que trabalham no processo da alfabetização infantil na rede municipal de escola pública de Fortaleza, Ceará, Brasil.

Biografía del autor/a

Maria Helena de Castro, UNADES

Professora da rede de ensino público do Estado do Ceará. Mestra em Ciências da Educação pela UNADES-Mercosul, PY.

Publicado

2024-05-20

Cómo citar

Castro, M. H. de. (2024). JOGOS ANALÓGICOS E SOFTWARES EDUCATIVOS PARA MELHOR ALFABETIZAR CRIANÇAS: RECORTES BIBLIOGRÁFICOS. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(5), 3583–3594. https://doi.org/10.51891/rease.v10i5.14061