A IMPORTÂNCIA DO PROFESSOR RECUPERADOR NA ESCOLA PARA FAZER FACE A RETOMA DAS AULAS NO PERÍODO DE COVID-19 EM MOCAMBIQUE (CASO DE ESTUDO MUNICÍPIO DE BOANE – BAIRRO CAMPOANE)

Authors

  • Manuel Pastor Francisco Conjo Universidade Pedagógica de Maputo/Universidade Federal de Viçosa
  • Octavio Manuel de Jesus Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior
  • Vitor Alves da Silveira Universidade Federal de Viçosa
  • Daniel Bruno da Silva Triumpho Universidade Federal de Viçosa
  • David Benjamim Chichango Universidade Pedagógica de Maputo
  • Elisangela da Silva Evangelista Universidade Federal de Viçosa

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v7i4.1018

Keywords:

Education, Recovering Teacher, Student Recovery.

Abstract

The main objective of this research is to show the importance of the recovering teacher in the classroom working in partnership with the full professor as a way to support the understanding of the subjects after the class has stopped. The recovering teacher and the new school support mechanisms will be fundamental in the student recovery process. This study had as a methodology the qualitative method because it was considered the most adequate to the proposed objectives, and the questionnaire and observation were used as an instrument for data collection. It is believed that the research is relevant, since we can perceive that the interference of a recovering teacher in the classroom, especially in which there is an excessive number of students, is essential in the contribution of the training of these children. It is concluded that the presence of the recovering teacher in the classroom would be of added value, nowadays, especially when faced with rooms that have an excessive number of students, as well as in the rooms whose development of the students is quite different.

Author Biographies

Manuel Pastor Francisco Conjo, Universidade Pedagógica de Maputo/Universidade Federal de Viçosa

Bacharel e Licenciado em Ensino de Geografia pela Universidade Pedagógica de Maputo – Moçambique.  Técnico Superior em Higiene e Segurança no Trabalho e Meio Ambiente pela Ensine Moçambique. Mestrado em Gestão Ambiental pela Universidade Pedagógica de Maputo – Moçambique. Doutorando em Ciência Florestal pela Universidade Federal de Viçosa – Minas Gerais – Brasil. Instituição: Universidade Pedagógica de Maputo/Universidade Federal de Viçosa. E-mail: pastorconjo007@gmail.com/m.conjo@hotmail.com.

Octavio Manuel de Jesus, Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior

Doutor em Ciências Pedagógicas, componente Educação Ambiental, através da disciplina de Geografia, no Instituto Central das Ciências Pedagógicas de Havana-Cuba. Mestrado em Didáctica da Geografia, Menção Geografia Económica e Social, no Instituto Superior Pedagógico “Enrique José Varona” em Havana-Cuba. Licenciatura em Ensino de História e Geografia, no Instituto Superior Pedagógico de Maputo-Moçambique. Funcionário do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior. Docente na Universidade Pedagógica de Maputo (desde 2006), categoria Professor Auxiliar, nas seguintes cadeiras científicas: Gestão Ambiental e Educação Ambiental; Didáctica de Geografia; Geografia de Moçambique I e II; Temas de Actualidade em Geografia Física Geral e Geografia Física Regional. Membro de Júri, Supervisor e Arguente nas Defesas de Monografias, Dissertações em Havana-Cuba e Maputo- Moçambique. Supervisor das teses de Doutoramento em Moçambique.      E-mail: Octaviom2001@yahoo.es.

Vitor Alves da Silveira, Universidade Federal de Viçosa

Gestão Ambiental, Engenharia Agronômica, mestrado em Ciência Florestal. Doutorando em Ciências Ambientais e Florestais. Instituição: Universidade Federal de Viçosa.

Daniel Bruno da Silva Triumpho, Universidade Federal de Viçosa

Bacharel e licenciado em Geografia pela Universidade Federal de Viçosa. E-mail: danielbond2@gmail.com.

David Benjamim Chichango, Universidade Pedagógica de Maputo

Concluinte do Curso Médio de Formação de Professores Primários (2005) pelo Instituto de Formação de Professores Primários de Chibututuine - Manhiça. Maputo. Licenciado em Ensino de Geografia com Habilitações em Turismo (2018), Universidade Pedagógica de Maputo. Professor de Geografia no Ensino Geral e Monitor nas disciplinas de Gestão e Educação Ambiental na Universidade Pedagógica de Maputo - Faculdade de Ciências da Terra e Ambiente. Mestrando em Gestão Ambiental, Universidade Pedagógica de Maputo.

Elisangela da Silva Evangelista, Universidade Federal de Viçosa

Licenciada em Pedagogia com habilitação para Educação Infantil, Anos Iniciais do Ensino Fundamental, Gestão Escolar e Supervisão Pedagógica. Instituição: Universidade Federal de Viçosa. E-mail: elisaangela.evangelista@gmail.com.

Published

2021-04-30

How to Cite

Conjo, M. P. F. ., Jesus, O. M. de ., Silveira, V. A. da ., Triumpho, D. B. da S. ., Chichango, D. B. ., & Evangelista, E. da S. . (2021). A IMPORTÂNCIA DO PROFESSOR RECUPERADOR NA ESCOLA PARA FAZER FACE A RETOMA DAS AULAS NO PERÍODO DE COVID-19 EM MOCAMBIQUE (CASO DE ESTUDO MUNICÍPIO DE BOANE – BAIRRO CAMPOANE). Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 7(4), 855–868. https://doi.org/10.51891/rease.v7i4.1018