O LUTO PARENTAL E A ESCOLARIZAÇÃO DE ESTUDANTES COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA)

Autores

  • Isabel Cristina Solano Guerra de Oliveira UFRPE
  • Andreia Santiago Resende CBS
  • Cassia Fernanda Viana dos Santos CBS
  • Karla Danielle Resende da Silva CBS
  • Rozineide Iraci Pereira da Silva CBS https://orcid.org/0009-0000-6863-7874

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v12i6.27729

Palavras-chave:

Transtorno do Espectro Autista. Luto parental. Inclusão Escolar.

Resumo

O diagnóstico do TEA frequentemente impõe às famílias o enfrentamento de um luto simbólico, decorrente da ruptura das expectativas construídas em torno do “filho idealizado”. No campo educacional, esse processo emocional repercute diretamente na forma como a família se vincula à escola e acompanha o percurso formativo do estudante. Este artigo tem como objetivo compreender, por meio de uma revisão integrativa da literatura, como o luto parental interfere na parceria da família e escola no processo de inclusão escolar e no desenvolvimento acadêmico do estudante com TEA no ensino regular. A pesquisa foi realizada nas bases SciELO, Google Acadêmico e Periódicos CAPES, considerando produções publicadas entre 2020 a 2025. Os estudos analisados evidenciam que a aceitação do diagnóstico e a reidealização do filho constituem fatores decisivos para o fortalecimento da relação família e escola, favorecendo o engajamento parental, a construção de estratégias pedagógicas individualizadas e a efetivação do Plano Educacional Individualizado. Observa-se que famílias emocionalmente amparadas tendem a participar de forma mais ativa do processo educativo, contribuindo para a adaptação escolar e as intervenções pedagógicas. Conclui-se que o suporte emocional às famílias potencializa os processos inclusivos, refletindo em avanços na autonomia, participação escolar e aprendizagem dos estudantes com TEA.

243 94

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Isabel Cristina Solano Guerra de Oliveira, UFRPE

    Mestra em Química pela Universidade Federal Rural de Pernambuco-UFRPE.

  • Andreia Santiago Resende, CBS

    Mestra em Ciências da Educação. Christian Business School-CBS.

  • Cassia Fernanda Viana dos Santos, CBS

    Mestra em Ciências da Educação. Christian Business School-CBS.

  • Karla Danielle Resende da Silva, CBS

    Mestra em Ciências da Educação. Christian Business School-CBS.

  • Rozineide Iraci Pereira da Silva, CBS

    Orientadora, Ph.D. Doutora em Ciências da Educação, Mestra em Ciências da Educação pela Universidade Federal de Alagoas-UFAL, Psicopedagoga, Pedagoga, Analista do Comportamento Aplicada, Especialista em Escrita Acadêmica Avançada, Professora do Ensino Superior e professora orientadora da Christian Business School-CBS.

     

     

Downloads

Publicado

2026-06-09

Como Citar

Oliveira, I. C. S. G. de, Resende, A. S., Santos, C. F. V. dos, Silva, K. D. R. da, & Silva, R. I. P. da. (2026). O LUTO PARENTAL E A ESCOLARIZAÇÃO DE ESTUDANTES COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA). Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação, 12(6), 1-19. https://doi.org/10.51891/rease.v12i6.27729

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1-10 de 50

Artigos Semelhantes

1-10 de 50

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.