EMPRÉSTIMOS CONSIGNADOS E CONTRATOS ABUSIVOS: REVISÃO BIBLIOMÉTRICA DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA

Autores

  • Anne Karoline Lopes Ferreira Gomes Veni Creator Christian University image/svg+xml
  • Maria Emilia Camargo Veni Creator Christian University image/svg+xml

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i9.21039

Palavras-chave:

Empréstimos consignados. Contratos abusivos. Idoso. Hipervulnerabilidade.

Resumo

Os empréstimos consignados, embora ofereçam taxas de juros reduzidas por terem desconto direto em folha, tornaram-se foco de preocupação diante de práticas abusivas em contratos celebrados com consumidores, especialmente idosos. A ausência de transparência, a cobrança de encargos excessivos e a indução ao superendividamento configuram violações ao Código de Defesa do Consumidor e desafiam a efetividade da proteção jurídica frente à hipervulnerabilidade desse público. Assim, este estudo tem como objetivo mapear e analisar a produção científica nacional relacionada à temática dos empréstimos consignados e contratos abusivos, com especial atenção à hipervulnerabilidade do idoso nas relações de consumo. Para tanto, foi conduzida uma revisão bibliométrica na base de dados Google Scholar considerando publicações entre os anos de 2000 e 2024, que tivessem pelo menos 1 citação.  Os resultados evidenciem as tendências de pesquisa sobre abusividade contratual nos empréstimos consignados, apontem lacunas na literatura jurídica e interdisciplinar e contribuam para o fortalecimento do debate acerca da proteção do idoso como consumidor hipervulnerável.

335 222

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Anne Karoline Lopes Ferreira Gomes, Veni Creator Christian University

    Mestre em Ciências Jurídicas pela Veni Creator Christian University. 

  • Maria Emilia Camargo, Veni Creator Christian University

    Doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina, Orientadora do mestrado em Ciências Jurídicas pela Veni Creator Christian University. 

Downloads

Publicado

2025-09-11

Como Citar

Gomes, A. K. L. F., & Camargo, M. E. (2025). EMPRÉSTIMOS CONSIGNADOS E CONTRATOS ABUSIVOS: REVISÃO BIBLIOMÉTRICA DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA. Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação, 11(9), 1633-1642. https://doi.org/10.51891/rease.v11i9.21039

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1-10 de 49

Artigos Semelhantes

1-10 de 50

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.