INTEGRAÇÃO ENTRE NEUROCIÊNCIA E TDIC: ESTRATÉGIAS E ELEMENTOS PARA FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i12.17610

Palavras-chave:

Neurociência. TDIC (Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação). Formação de Professores.

Resumo

Este artigo examina a integração entre neurociência e Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) no contexto educacional, analisando os elementos formativos necessários para formação de professores e discutindo os desafios e possibilidades dessa integração no processo de ensino-aprendizagem. Por meio de pesquisa bibliográfica, o estudo analisa o desenvolvimento cognitivo dos alunos, a capacitação adequada dos professores e a prevalência de neuromitos. Os resultados indicam a importância da formação contínua dos docentes e a inclusão de neurociência nos currículos de formação inicial para criar um ambiente educacional mais dinâmico e adaptado às necessidades dos alunos. A pesquisa evidencia que a transformação do papel docente de transmissor para mediador apresenta-se como elemento central para a personalização da aprendizagem, enquanto a superação dos neurômitos e das barreiras de acesso às tecnologias constitui desafio a ser enfrentado. As práticas fundamentadas nesta integração requerem investigações futuras sobre metodologias formativas específicas em neurociência para professores, bem como a relação entre TDIC-neurociência em diferentes contextos socioeconômicos e estratégias para disseminação do conhecimento neurocientífico na escola.

402 198

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Cícero da Trindade, Universidad Leonardo Da Vinci (ULDV)

    Doutorando em Ciências da Educação na Universidad Leonardo Da Vinci (ULDV) e mestrando em Tecnologias Emergentes em Educação na MUST University. Licenciado em Geografia pela Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL) e em Pedagogia pela União Brasileira de Faculdades (UniBF). Especialista em Educação em Tempo Integral pela UniBF e em Formação Docente para o Ensino das Ciências Humanas Aplicadas à Educação Básica pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Professor efetivo da rede estadual de educação de Alagoas e da rede municipal de ensino de Teotônio Vilela/AL. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0287821576248385. ORCID: https://orcid.org/0009-0000-0596-9812.

Downloads

Publicado

2024-12-18

Como Citar

Trindade, C. da. (2024). INTEGRAÇÃO ENTRE NEUROCIÊNCIA E TDIC: ESTRATÉGIAS E ELEMENTOS PARA FORMAÇÃO DE PROFESSORES. Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação, 10(12), 2960-2967. https://doi.org/10.51891/rease.v10i12.17610

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

1-10 de 50

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.