DIMENSÕES CURRICULARES E PEDAGÓGICAS DA CULTURA MAKER NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v11i5.19500Palavras-chave:
Cultura Maker. Trabalho Pedagógico. Integração Curricular. Educação Brasileira. Autonomia Estudantil.Resumo
Este artigo analisa as dimensões curriculares e pedagógicas da cultura maker na educação brasileira, examinando sua integração ao currículo escolar, suas contribuições para a autonomia estudantil e a reconfiguração do trabalho pedagógico. Por meio de pesquisa bibliográfica em produções acadêmicas nacionais dos últimos cinco anos, que documentam práticas e revisões sobre essa perspectiva educacional, o estudo investiga experiências no contexto das escolas do país. A pesquisa constata que essa proposta pedagógica contempla três elementos estruturantes: a integração curricular, que promove articulações com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e diferentes áreas do conhecimento; as práticas que desenvolvem a autonomia estudantil mediante projetos e construção colaborativa do saber; e a reconfiguração do trabalho pedagógico, que vincula teoria e prática em experiências de aprendizagem contextualizadas. A análise evidencia que tais práticas, quando articuladas ao currículo escolar, constituem experiências educativas que valorizam o processo de construção do conhecimento. Como direcionamentos para novas pesquisas, é importante investigar a implementação da cultura maker em diferentes níveis de ensino e analisar como suas práticas contribuem para o desenvolvimento das competências estabelecidas na BNCC.
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