DIMENSÕES CURRICULARES E PEDAGÓGICAS DA CULTURA MAKER NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i5.19500

Palavras-chave:

Cultura Maker. Trabalho Pedagógico. Integração Curricular. Educação Brasileira. Autonomia Estudantil.

Resumo

Este artigo analisa as dimensões curriculares e pedagógicas da cultura maker na educação brasileira, examinando sua integração ao currículo escolar, suas contribuições para a autonomia estudantil e a reconfiguração do trabalho pedagógico. Por meio de pesquisa bibliográfica em produções acadêmicas nacionais dos últimos cinco anos, que documentam práticas e revisões sobre essa perspectiva educacional, o estudo investiga experiências no contexto das escolas do país. A pesquisa constata que essa proposta pedagógica contempla três elementos estruturantes: a integração curricular, que promove articulações com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e diferentes áreas do conhecimento; as práticas que desenvolvem a autonomia estudantil mediante projetos e construção colaborativa do saber; e a reconfiguração do trabalho pedagógico, que vincula teoria e prática em experiências de aprendizagem contextualizadas. A análise evidencia que tais práticas, quando articuladas ao currículo escolar, constituem experiências educativas que valorizam o processo de construção do conhecimento. Como direcionamentos para novas pesquisas, é importante investigar a implementação da cultura maker em diferentes níveis de ensino e analisar como suas práticas contribuem para o desenvolvimento das competências estabelecidas na BNCC.

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Biografia do Autor

Cícero da Trindade, Facultad Interamericana de Ciencias Sociales

Doutorando em Ciências da Educação na Facultad Interamericana de Ciencias Sociales (FICS) e mestrando em Tecnologias Emergentes em Educação na MUST University. Licenciado em Geografia pela Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL) e em Pedagogia pelo Centro Universitário União Brasileira de Faculdades (UniBF) e. Especialista em Educação em Tempo Integral pelo UniBF e em Formação Docente para o Ensino das Ciências Humanas Aplicadas à Educação Básica pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Professor efetivo da rede estadual de educação de Alagoas e da rede municipal de ensino de Teotônio Vilela/AL.  Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0287821576248385. ORCID:  https://orcid.org/0009-0000-0596-9812.

Lidiane Maria da Silva Trajano, MUST University

Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação na MUST University. Graduada em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Especialista em Jornalismo Empresarial e Assessoria de Imprensa pela Estácio. Jornalista no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP). Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1219756721822362. ORCID:  https://orcid.org/0009-0005-5992-4210.

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Publicado

2025-05-24

Como Citar

Trindade, C. da, & Trajano, L. M. da S. (2025). DIMENSÕES CURRICULARES E PEDAGÓGICAS DA CULTURA MAKER NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(5), 6798–6811. https://doi.org/10.51891/rease.v11i5.19500