ACIDENTE DE TRÂNSITO EM SOBRAL-CE - PERFIL EPIDEMIOLÓGICO, CAUSAS, SEQUELAS E TRATAMENTO

Autores

  • Francisco Marcelo Alves Braga Filho Christian Business School
  • Carlos Natanael Chagas Alves FCU
  • Patrícia Holanda de Azevedo Araripe UNINTA  
  • Karine Sales Braga Alves FAVENI
  • Eva Dáks Leite Parente Lima Universidade Estadual do Ceará image/svg+xml
  • Diogenes José Gusmão Coutinho Christian Business School https://orcid.org/0000-0002-9230-3409

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i8.15227

Palavras-chave:

Fisioterapia. Acidentes de Trânsito. Perfil de Saúde.

Resumo

O aumento de ocorrências de acidentes de trânsito representa um problema de saúde pública no Brasil e em diversos outros países. As consequências do acidente de trânsito podem perdurar por toda a vida do indivíduo, por conta das graves sequelas adquiridas através deste serem muito limitadoras no que diz respeito às atividades diárias mais simples e importantes como movimentação, trabalho, saúde e autonomia para as atividades cotidianas e, com esses fatores, reduzindo a qualidade de vida. O estudo objetivou traçar um perfil epidemiológico dos pacientes vítimas de acidente de trânsito na cidade de Sobral - CE. Trata-se de um estudo transversal e descritivo, de abordagem qualitativa e quantitativa. O estudo foi realizado com vítimas de acidente de trânsito residentes na cidade de Sobral - Ceará. A pesquisa foi realizada na Clínica Escola de Fisioterapia UNINTA. A coleta de dados teve início a partir da qualificação do projeto e aprovação pelo comitê de ética (parecer 3.495.514). A pesquisa foi realizada durante os meses de setembro e outubro e a análise dos dados ocorreu no mês de novembro e finalizando no mês de dezembro com a apresentação da monografia para a banca examinadora. Este estudo seguiu a Resolução 466/12 do Conselho Nacional de saúde e foi submetido ao comitê de Ética em Pesquisa do Centro Universitário INTA. Participaram do estudo 20 pacientes acidentados de trânsito, com média de idade de 37,35±11,15 anos. Quanto ao perfil desses acidentados, houve predominância do gênero masculino (75%), casados (50%), que tinham o ensino médio completo (60%). Dentre os que possuíam CNH (60%), todos a tinham há mais de dois anos. Nos resultados obtidos através desse estudo ficou notória a importância da fisioterapia para pacientes que se envolvem em acidentes automobilísticos, na qual 100% dos entrevistados relataram que houve sim uma melhora após o início da fisioterapia, principalmente em relação ao aumento da força muscular e da amplitude do movimento.

399 271

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Francisco Marcelo Alves Braga Filho, Christian Business School

    Mestre pela Must University e Doutorando pela Christian Business School. Professor do Curso de Fisioterapia do Centro Universitário INTA – UNINTA. 

  • Carlos Natanael Chagas Alves, FCU

    Mestre em Gestão em Saúde pela FCU. Professor do Curso de Fisioterapia da Faculdade 05 de Julho.  

  • Patrícia Holanda de Azevedo Araripe, UNINTA  

    Mestra em Ciências Biológicas - Biotecnologia pelo Centro Universitário INTA - UNINTA  
    Docente do curso de Fisioterapia do Centro Universitário INTA – UNINTA.

  • Karine Sales Braga Alves, FAVENI

    Especialista em Neonatologia e Pediatria – FAVENI, Enfermeira Neonatologista - Santa Casa de Misericórdia de Sobral. 

  • Eva Dáks Leite Parente Lima, Universidade Estadual do Ceará

    Mestre em Ensino na Saúde pela Universidade Estadual do Ceará – UECE, Docente do Curso de Fisioterapia do Centro Universitário INTA – UNINTA. 

  • Diogenes José Gusmão Coutinho, Christian Business School

    Doutorado em Biologia Vegetal pela Universidade Federal de Pernambuco. Professor orientador na Christian Business School. https://orcid.org/0000-0002-9230-3409. 

Downloads

Publicado

2024-08-14

Como Citar

Braga Filho, F. M. A., Alves, C. N. C., Araripe, P. H. de A., Alves, K. S. B., Lima, E. D. L. P., & Coutinho, D. J. G. (2024). ACIDENTE DE TRÂNSITO EM SOBRAL-CE - PERFIL EPIDEMIOLÓGICO, CAUSAS, SEQUELAS E TRATAMENTO. Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação, 10(8), 1582-1594. https://doi.org/10.51891/rease.v10i8.15227

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1-10 de 50

Artigos Semelhantes

1-10 de 50

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.