ACIDENTES DE TRÂNSITO: TRAÇOS EPIDEMIOLÓGICOS E SEUS PROBLEMAS NA SAÚDE PÚBLICA

Autores

  • Francisco Marcelo Alves Braga Filho Christian Business School
  • Carlos Natanael Chagas Alves FCU
  • Patrícia Holanda de Azevedo Araripe Centro Universitário INTA
  • Karine Sales Braga Alves FAVENI
  • Sabriny Kerolyn Mesquita Siqueira UNINTA
  • Diogenes José Gusmão Coutinho Christian Business School

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i8.15226

Palavras-chave:

Saúde Pública. Acidentes Automobilísticos. Perfil em Saúde. Tratamento.

Resumo

Os acidentes de trânsito estão ocorrendo cada vez mais e com maior frequência por conta de imprudência de muitos motoristas e pedestres. Os comportamentos adotados são de desrespeito mediante a sinalização de trânsito, bem como a condução de veículos em alta velocidade e o uso abusivo do álcool e drogas. Além desses fatores, correm treinamentos inadequados dos condutores, em relação à direção defensiva e atitudes que devem ocorrer para evitar acidentes de trânsito. A pesquisa se justifica no pressuposto de que é necessária a busca por dados que enfoquem a temática do perfil dos acidentados de trânsito e sobre a problemática em saúde pública. Trata-se de um estudo abordagem qualitativa, de caráter exploratório, baseada em uma revisão bibliográfica. A coleta de dados foi realizada nas bases de dados Scielo, Biblioteca Must, Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) e Lilacs dispostos na íntegra e de livre acesso, entre o período de 2007 a 2022. A pesquisa ocorreu durante os meses de abril a novembro de 2022. Com o crescimento da população através de expressivo e acelerado processo de urbanização, os padrões foram se alterando ao decorrer dos anos, incluindo mudanças no padrão de ocupação desordenado do solo, observado nas últimas décadas nos países desenvolvidos. Assim, é notório os efeitos negativos sobre a qualidade do ambiente nas grandes cidades e regiões metropolitanas, essas alterações influenciam diretamente na qualidade de vida dos indivíduos. Dado o exposto, através da pesquisa bibliográfica foi possível observar o quanto a perda de funcionalidade causada pelo acidente de trânsito impacta a vida do paciente, tanto no âmbito profissional como pessoal, social e custos para a saúde pública.

Biografia do Autor

Francisco Marcelo Alves Braga Filho, Christian Business School

Mestre pela Must University e Doutorando pela Christian Business School. Professor do Curso de Fisioterapia do Centro Universitário INTA – UNINTA. 

Carlos Natanael Chagas Alves, FCU

Mestre em Gestão em Saúde pela FCU, Professor do Curso de Fisioterapia da Faculdade 05 de Julho.

Patrícia Holanda de Azevedo Araripe, Centro Universitário INTA

Mestra em Ciências Biológicas - Biotecnologia pelo Centro Universitário INTA - UNINTA Docente do curso de Fisioterapia do Centro Universitário INTA - UNINTA.

Karine Sales Braga Alves, FAVENI

Especialista em Neonatologia e Pediatria – FAVENI, Enfermeira Neonatologista - Santa Casa de Misericórdia de Sobral. 

Sabriny Kerolyn Mesquita Siqueira, UNINTA

Tutora educacional do Centro Universitário INTA – UNINTA, Especialista em Traumato-Ortopedia com ênfase na coluna vertebral.

Diogenes José Gusmão Coutinho, Christian Business School

Doutorado em Biologia Vegetal pela Universidade Federal de Pernambuco, Professor orientador na Christian Business School. 

Downloads

Publicado

2024-08-14

Como Citar

Braga Filho, F. M. A., Alves, C. N. C., Araripe, P. H. de A., Alves, K. S. B., Siqueira, S. K. M., & Coutinho, D. J. G. (2024). ACIDENTES DE TRÂNSITO: TRAÇOS EPIDEMIOLÓGICOS E SEUS PROBLEMAS NA SAÚDE PÚBLICA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(8), 1606–1614. https://doi.org/10.51891/rease.v10i8.15226