ESTÁGIO DOCENTE SUPERVISIONADO EM TEMPOS DE ENSINO REMOTO EMERGENCIAL: POSSIBILIDADES E ADVERSIDADES

Autores

  • Antonio Marcos Dias Moreira Instituto Federal de Educação
  • Danielma dos Santos Moreira Instituto Federal do Maranhão image/svg+xml
  • Jose Weliton Aguiar Dutra Instituto Federal do Maranhão image/svg+xml
  • Alvaro Itauna Schalcher Pereira Instituto Federal do Maranhão image/svg+xml
  • Isaque Pinho dos Santos Instituto Federal do Maranhão image/svg+xml
  • Elizonildo Ferreira dos Reis Universidade Federal do Piauí image/svg+xml
  • Suamid Ferreira Milen Instituto Federal do Maranhão image/svg+xml
  • Irapuan Lira Feitosa Filho Instituto Federal do Maranhão image/svg+xml

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i6.10424

Palavras-chave:

Covid 19. Estágio Supervisionado. Formação docente.

Resumo

A realização do Estágio Curricular Supervisionado nos cursos superiores foi marcada pelo modelo de Ensino Remoto Emergencial no ano de 2020, em decorrência da pandemia da Covid-19. Diante desse novo cenário, faz-se necessário pesquisar visando compreender os impactos ocasionados por essas mudanças que afetaram os sistemas educacionais, especialmente visando analisar a execução e a contribuição do Estágio Curricular Supervisionado realizado no modelo de Ensino Remoto Emergencial para formação docente. Nesse sentido, a presente pesquisa constituiu-se como um estudo de caso com o objetivo de analisar as possibilidades e adversidades vivenciadas pelos alunos de Estágio Supervisionado do Curso de Licenciatura em Química de uma Instituição de Ensino Superior Brasileira, durante o período pandêmico. Para atingir as finalidades propostas, seguiu-se uma abordagem qualitativa, caracterizando-se como um estudo descritivo e exploratório. Como ferramentas de coleta e análise dos dados, utilizou-se da aplicação de questionários e, para análise dos dados, foi utilizada a análise de conteúdo descrita por Bardin (2011). O Estágio Supervisionado se desenvolveu em meio a diversos desafios, apresentando possibilidades e momentos enriquecedores de aprendizado profissional. Verificou-se que possibilitou principalmente a aquisição de experiência profissional nesse formato de ensino e aprimorar as habilidades dos estagiários no uso das Tecnologias da Informação e Comunicação como estratégias de trabalho como futuros professores. Identificaram-se também algumas adversidades vivenciadas pelos estagiários, como o acesso às escolas-campo e a falta de contato de sala de aula. Verificou-se que o suporte teórico da disciplina foi muito importante para ajudar os estagiários a superar essas adversidades.

1111 451

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Antonio Marcos Dias Moreira, Instituto Federal de Educação

    Graduação em Licenciatura em Química pelo Instituto Federal do Maranhão (IFMA).

     

  • Danielma dos Santos Moreira, Instituto Federal do Maranhão

    Graduação em Licenciatura em Química pelo Instituto Federal do Maranhão (IFMA).

     

  • Jose Weliton Aguiar Dutra, Instituto Federal do Maranhão

    Graduação em Licenciatura em Química pelo Instituto Federal do Maranhão (IFMA), Mestrando em Química pelo Programa de Pós-graduação em Química da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). 

  • Alvaro Itauna Schalcher Pereira, Instituto Federal do Maranhão

    Doutorado em Engenharia e Ciência de Alimentos pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT) do Instituto Federal do Maranhão (IFMA). 

  • Isaque Pinho dos Santos, Instituto Federal do Maranhão

    Especialização em Ensino de Ciências e Matemática pelo Instituto Federal do Maranhão (IFMA), Especialização em Ciências da Natureza, suas Tecnologias e o Mundo do trabalho pela Universidade Federal do Piauí (UFPI), Professor do Centro Universitário Planalto do Distrito Federal (UNIPLAN). 

  • Elizonildo Ferreira dos Reis, Universidade Federal do Piauí

    Especialização em Ciências da Natureza, suas Tecnologias e o Mundo do trabalho pela Universidade Federal do Piauí (UFPI), Professor da Educação Básica da Rede Estadual de Ensino do Maranhão.

  • Suamid Ferreira Milen, Instituto Federal do Maranhão

    Graduação em Licenciatura em Artes Visuais pelo Instituto Federal do Maranhão (IFMA).

     

  • Irapuan Lira Feitosa Filho, Instituto Federal do Maranhão

    Mestrado em Astronomia pelo Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da Universidade de São Paulo, Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT) do Instituto Federal do Maranhão (IFMA).

     

Downloads

Publicado

2023-07-18

Como Citar

Moreira, A. M. D., Moreira, D. dos S., Dutra, J. W. A., Pereira, A. I. S., Santos, I. P. dos, Reis, E. F. dos, Milen, S. F., & Feitosa Filho, I. L. (2023). ESTÁGIO DOCENTE SUPERVISIONADO EM TEMPOS DE ENSINO REMOTO EMERGENCIAL: POSSIBILIDADES E ADVERSIDADES . Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação, 9(6), 2697-2723. https://doi.org/10.51891/rease.v9i6.10424

Artigos Semelhantes

1-10 de 50

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.