A IMPORTÂNCIA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA FORMAÇÃO DOCENTE, A RELAÇÃO TEORIA E PRÁTICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores

  • Jaime Veras de Sousa U. L. S. H. P.
  • Jaina Veras de Sousa U. L. S. H. P.
  • Jaino Veras de Sousa U. L. S. H. P.
  • Gilvanete Veras de Sousa Barros U. L. S. H. P.
  • Maria Daiana Oliveira Sousa Sousa U. L. S. H. P.
  • Vilmar Martins da Silva

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v8i9.18635

Palavras-chave:

Estágio Supervisionado. Formação docente. Teoria e prática. Experiência.

Resumo

A formação docente, não desmerecendo as demais formações, constitui-se como uma das mais importantes formações de nível superior no Brasil, haja vista, que formam profissionais que, em sua prática docente, após formados, formarão cidadãos para contribuírem com a sociedade não somente profissionalmente, mas também como uma dimensão humana, ou seja, formarão para vida e não somete para o mercado de trabalho. Desse modo, o estágio supervisionado constitui-se como uma das atividades fundamentais para a formação docente. Segundo o Conselho Nacional de Educação (CNE), o estágio supervisionado é um componente obrigatório nos cursos de formação de professores, tendo, desse modo, significativa importância para a formação inicia docente, uma vez que coloca o licenciando em contato com a realidade escolar a qual foi tratada teoricamente durante suas aulas. Desse modo, o estágio supervisionado possibilita uma relação entre teoria e prática docente. Nesse sentido, este trabalho tem como objetivo, fazer uma síntese das experiências vividas (observações e práticas) por uma acadêmica durante o estágio supervisionado de um Curso de Licenciatura em Pedagogia. Para tanto, metodologicamente, foi utilizado a análise e revisão bibliográfica, a partir de alguns autores que trabalham a temática do estágio supervisionado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jaime Veras de Sousa, U. L. S. H. P.

Mestre em ciências da educação. Université  libre  des  Sciences  de  L'homme  de  Paris. U. L. S. H. P. Universidade livre de ciências humanas de paris. Escola Municipal Santa União, Povoado Aldeia Velha, Grajaú.

Jaina Veras de Sousa, U. L. S. H. P.

Mestre em Ciências da Educação. Université  Libre  des  Sciences  de  L'homme  de  Paris-U. L. S. H. P. Universidade Livre de Ciências Humanas de Paris. Centro Municipal de Educação Infantil (Cemei) Criança Feliz, Povoado Aldeia Velha , Grajaú – MA.

Jaino Veras de Sousa, U. L. S. H. P.

Mestre em ciências da educação. Université  Libre  des  Sciences  de  L'homme  de  PARIS- U. L. S. H. P. Universidade Livre de Ciências Humanas de Paris.  Escola Municipal Princesa Isabel, Povoado Pintada, Itaipava do Grajaú-MA.

Gilvanete Veras de Sousa Barros, U. L. S. H. P.

Mestre em Ciências da Educação. Université  Libre  des  Sciences  de  L'homme  de  Paris. U. L. S. H. P. (Universidade Livre de Ciências Humanas de Paris.  Unidade Mais Integral Professora Luísa Coelho de Carvalho, Grajaú-MA.

Maria Daiana Oliveira Sousa Sousa, U. L. S. H. P.

Mestre em Ciências da Educação. Université  Libre  des  Sciences  de  L'homme  de  Paris- U. L. S. H. P. Universidade Livre de Ciências Humanas de Paris.  

Vilmar Martins da Silva

Especialista- Professor. Supervisão Escolar. Universidade Estadual do Piauí- UESPI.

 

Downloads

Publicado

2022-09-30

Como Citar

Sousa, J. V. de, Sousa, J. V. de, Sousa, J. V. de, Barros, G. V. de S., Sousa, M. D. O. S., & Silva, V. M. da. (2022). A IMPORTÂNCIA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA FORMAÇÃO DOCENTE, A RELAÇÃO TEORIA E PRÁTICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 8(9), 1381–1389. https://doi.org/10.51891/rease.v8i9.18635