AS NOVAS DCNS E OS SEUS REFLEXOS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v10i5.14111Palavras-chave:
Formação Docente. Formação Continuada. Estágio Curricular.Resumo
Este artigo objetivou analisar as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial de Professores para a Educação Básica (DCNFP) – resolução CNE/CP nº 02/2019 e as implicações para o curso de Educação Física. Para esse propósito, traçamos um paralelo com a resolução CNE/CES nº 6/2018 que institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de graduação em Educação Física (DCNEF), analisando três aspectos: a formação continuada; a fragmentação da formação docente e o estágio curricular supervisionado. Cabe destacar que o texto resulta de revisão bibliográfica e da análise dos documentos que instituem as novas DCNS. A análise aponta para um cenário de alinhamento entre as novas DCNS que visa uma formação aligeirada e voltada à lógica das competências. Por fim, entendemos que, para superar essa lógica é necessário que no processo de elaboração das legislações que envolvem a educação, seja necessário a escuta e o diálogo com os principais envolvidos nesse processo, ou seja, os professores, alunos, entidades acadêmicas e a população de maneira geral. O que não aconteceu nas atuais diretrizes.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Atribuição CC BY