ESTRATÉGIAS E BARREIRAS NA EDUCAÇÃO INTERDISCIPLINAR: ANÁLISE COMPARATIVA ENTRE UNIVERSIDADES PÚBLICAS E PRIVADAS DO BRASIL

Autores/as

  • João Bosco Beserra Vanderley Universidade Estácio de Sá
  • Lucineide Benevides de Melo Veni Creator
  • Maria Pricila Miranda dos Santos Veni Creator Christian University image/svg+xml

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i7.14797

Palabras clave:

Educação Interdisciplinar. Universidades Públicas e Privadas. Inovação Educacional. Metodologias Integradas. Desafios Institucionais.

Resumen

Este artigo analisa as estratégias e desafios da educação interdisciplinar em universidades públicas e privadas no Brasil. Reconhecendo a importância de uma abordagem educacional que transcenda os limites tradicionais das disciplinas, o estudo compara como diferentes instituições implementam práticas interdisciplinares e enfrentam obstáculos estruturais, financeiros e culturais. Utilizando uma metodologia qualitativa baseada em revisões bibliográficas e análises de programas educacionais, o estudo revela que tanto universidades públicas quanto privadas estão comprometidas com a promoção da interdisciplinaridade, apesar das diferenças em suas abordagens e contextos operacionais. Nas universidades públicas, os desafios incluem financiamento e regulamentação, enquanto as privadas focam em parcerias com o setor industrial e tecnológico para fomentar a inovação. A pesquisa conclui que, apesar das barreiras, a interdisciplinaridade é fundamental para preparar os estudantes para um mercado de trabalho dinâmico e interconectado, e oferece recomendações para superar os obstáculos identificados.

392 148

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • João Bosco Beserra Vanderley, Universidade Estácio de Sá

    Graduado em Tecnologia em Gestão Ambiental pela Universidade Estácio de Sá, 2019. 

  • Lucineide Benevides de Melo, Veni Creator

    Mestranda em Ciências da Educação pela Veni Creator. Graduada em Pedagogia pela Universidade de Pernambuco, 1992. 

  • Maria Pricila Miranda dos Santos, Veni Creator Christian University

    Doutora em Geografia pela UFPE. Docente do Mestrado em Ciências da Educação da Veni Creator Christian University.

Publicado

2024-07-04

Cómo citar

Vanderley, J. B. B., Melo, L. B. de, & Santos, M. P. M. dos. (2024). ESTRATÉGIAS E BARREIRAS NA EDUCAÇÃO INTERDISCIPLINAR: ANÁLISE COMPARATIVA ENTRE UNIVERSIDADES PÚBLICAS E PRIVADAS DO BRASIL. Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação, 10(7), 784-799. https://doi.org/10.51891/rease.v10i7.14797

Artículos más leídos del mismo autor/a

1-10 de 50

Artículos similares

1-10 de 50

También puede Iniciar una búsqueda de similitud avanzada para este artículo.