PRÁTICAS PEDAGÓGICAS PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DO CONCEITO DE NÚMERO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v9i5.9946Palavras-chave:
Práticas Pedagógicas. Conceito de número. Educação Infantil. Aprendizagem significativa.Resumo
O assunto proposto para esse trabalho fundamenta-se em compreender, abordar e promover o conhecimento matemático na educação infantil sem antecipar a sistematização da matemática do ensino fundamental. O objetivo deste estudo é responder ao seguinte problema de pesquisa: “Como as práticas pedagógicas podem contribuir para a construção do conceito de número pela criança na educação infantil?” Procurou-se conceituar, por meio de uma pesquisa bibliográfica, quais são as práticas pedagógicas mais adequadas para ajudar a estimular e potencializar o desenvolvimento do senso numérico e lógico-matemático das crianças na educação infantil por intermédio de atividades lúdicas e situações estrategicamente propostas pelo professor. A educação infantil é a base para a construção das habilidades cognitivas, como raciocínio lógico, resolução de problemas, pensamento crítico e criatividade, e é importante começar a promover o pensamento e a compreensão matemática o mais cedo possível. Investigou-se como promover oportunidades para que as crianças explorem e sejam expostas a um ambiente de aprendizagem favorável, que as incentivem a explorar e experimentar conceitos matemáticos de forma proveitosa, lúdica e significativa. Para os estudos, fez-se uso dos referenciais teóricos das teorias de aprendizagem de Jean Piaget (1976), Lev Vygotsky (1984), Kamii (2012) e da Educação Matemática, como Lorenzato (2008). Desta feita, apontou-se que o processo de ensino aprendizagem apresenta resultados mais significativos quando as práticas pedagógicas que estimulam o desenvolvimento dos processos mentais para construção do senso numérico utilizam recursos lúdicos, jogos, brincadeiras e atividades que envolvem a manipulação de objetos.
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