DESAFIOS NA LEITURA E ESCRITA DOS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO: IDENTIFICAÇÃO E ESTRATÉGIAS DE INTERVENÇÃO

Autores

  • Israel Coutinho Terra Centro Universitário Newton Paiva
  • Caroline Mércia Resende Andrade Centro Universitário Newton. Paiva
  • Karine Aparecida de Oliveira Leão Centro Universitário Newton Paiva
  • Lorena Marina de Paula Centro Universitário Newton Paiva
  • Gleides Ander Nonato Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i6.14359

Palavras-chave:

Dificuldade de leitura. Estratégias de ensino. Intervenções educacionais.

Resumo

Grande parte dos alunos do ensino médio apresentam dificuldades de leitura e escrita, facilmente identificáveis durante as aulas de redação para o ENEM. Nesse sentido, fomos motivados a explorar esse tema, para que identificássemos as causas dessas dificuldades e as estratégias de intervenção para atenuar o problema. Fizemos uma pesquisa bibliográfica ampla na seleção de teorias, dentre as quais destacamos os seguintes autores: SOARES (1986; 2009), FREIRE (1970; 1982) e LIBÂNEO (1990). Ficou claro que é necessário considerar todo o contexto sociocultural em que o aluno está inserido, para que a prática pedagógica do ensino da leitura e escrita não se afaste da realidade do discente. Esse estudo, afinal, demonstrou que o problema da dificuldade de leitura e escrita do aluno do ensino médio é eminente e requer atenção de todos envolvidos no processo, em especial os educadores, e que estratégias de intervenção devem ser identificadas e aplicadas em sala de aula.

Biografia do Autor

Israel Coutinho Terra, Centro Universitário Newton Paiva

Acadêmico do curso de Letras, Centro Universitário Newton Paiva. 

Caroline Mércia Resende Andrade, Centro Universitário Newton. Paiva

Acadêmica do curso de Letras, Centro Universitário Newton Paiva. 

Karine Aparecida de Oliveira Leão, Centro Universitário Newton Paiva

Acadêmica do curso de Letras, Centro Universitário Newton Paiva.

Lorena Marina de Paula, Centro Universitário Newton Paiva

Acadêmica do curso de Letras, Centro Universitário Newton Paiva. 

Gleides Ander Nonato, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

Downloads

Publicado

2024-06-10

Como Citar

Terra, I. C., Andrade, C. M. R., Leão, K. A. de O., Paula, L. M. de, & Nonato, G. A. (2024). DESAFIOS NA LEITURA E ESCRITA DOS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO: IDENTIFICAÇÃO E ESTRATÉGIAS DE INTERVENÇÃO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(6), 1598–1612. https://doi.org/10.51891/rease.v10i6.14359