DISLEXIA NO CONTEXTO ESCOLAR

Autores

  • Isaías Silva de Carvalho Universidade Estadual do Maranhão

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i6.10351

Resumo

A Dislexia é um problema específico na leitura é escrita, essa dificuldade de aprendizagem é conhecida no contexto escolar, mais que na realidade não é muito bem entendida claramente, causando problemas na vida da criança ainda mais sérios devido o jeito como é levado o trabalho com as crianças com dislexia na escola: O Objetivo geral do trabalho foi analisar como a Dislexia interfere no processo ensino-aprendizagem, de forma a oferecer caminhos aos educadores que possa contribuir com a superação dos alunos com esse distúrbio, como Objetivos específicos: Analisar as consequências da dislexia na vida escolar: Aplicar métodos pedagógicos que ajude na aprendizagem dos alunos disléxicos: A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica, lendo em artigos científicos e resumos acerca do tema, analisando criticamente que é fundamental compreender: O que é Dislexia? Como os professores deve agir nessa questão? Compreender também as atividades lúdicas para usá-la como recurso pedagógico necessário, como a ação pedagógica do professor pode ajudar nesse desenvolvimento? A dislexia é um distúrbio de aprendizagem relacionado a leitura é a escrita. As atividades lúdicas é utilizadas pela escola como um recurso de suma importância para realizar essas atividades no âmbito educativo, inclusive com crianças com dislexia. A intervenção na dislexia pode ser feito por meio desses métodos de alfabetização: O professor ler e reler o alfabeto, trabalha as vogais é as famílias das letras, usando o alfabeto a criança vai ler e observar as letras apenas e vai aprendendo a reconhecer as letras futuramente nas outras aulas, é estudando as vogais pode até identificar as vogais no alfabeto, é estudando a família das letras a criança vai conhecendo as sílabas, essas são atividades simples para os disléxicos entenderem, porque uma atividade mais complexa e difícil eles não entenderão: Os resultados desta pesquisa permitiram chegar que a intervenção do professor junto a esse indivíduo com dislexia tem se discutido como estratégia pedagógica mais importante para possibilitar a obtenção de resultados positivos nessa realidade educacional: Conclui-se que fica evidentemente claro que cabe ao professor dentro do espaço escolar apresentar intervenções pedagógicas que criem situações afetivas despertando o interesse pelo ensino e gosto pela leitura, reforçando também a melhorar o desenvolvimento da autonomia do aluno com dislexia, para a busca de soluções dos seus próprios problemas e que consiga superar, enfrentar as frustrações na vida escolar é social.

Biografia do Autor

Isaías Silva de Carvalho, Universidade Estadual do Maranhão

Pedagogia licenciatura, Universidade Estadual do Maranhão.

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Publicado

2023-07-03

Como Citar

Carvalho, I. S. de. (2023). DISLEXIA NO CONTEXTO ESCOLAR. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(6), 1917–1918. https://doi.org/10.51891/rease.v9i6.10351