UMA ANÁLISE SOBRE OS PRINCIPAIS DESAFIOS PEDAGÓGICOS E EMOCIONAIS ENFRENTADOS POR PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL II DE DUAS ESCOLAS PARTICULARES DE BELO HORIZONTE E UMA ESCOLA PÚBLICA DE SANTA LUZIA COM O RETORNO DAS AULAS PRESENCIAIS
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v8i12.7965Palavras-chave:
Desafios emocionais. Desafios pedagógicos. Ansiedade. Tecnologia.Resumo
O objetivo deste artigo foi analisar os principais desafios emocionais e pedagógicos enfrentados por professores do Ensino Fundamental II de duas escolas da rede privada Belo Horizonte e de uma escola pública de Santa Luzia com o retorno das aulas presenciais. A metodologia utilizada foi descritiva com uma abordagem qualitativa, sendo realizado um trabalho de campo. Os resultados mostraram que, para a maior parte dos professores entrevistados, a ansiedade e a depressão foram os problemas emocionais mais recorrentes e que a busca por ajuda profissional nem sempre foi uma alternativa. Já os alunos, apresentaram dificuldades de socialização com o retorno das aulas presenciais. O uso da tecnologia foi um agravante, pois boa parte dos professores não conhecia as ferramentas que foram utilizadas no período das aulas on-line e nem sempre a escola ofereceu um suporte. A unanimidade entre os professores tanto da escola pública, quanto das escolas privadas, foi a percepção do déficit de aprendizagem que os alunos apresentaram no retorno das aulas presenciais e uma elevada porcentagem desses profissionais associa esse fato à falta de interesse dos alunos e também à ausência do contato direto docente-discente, fato que prejudicou a compreensão do conteúdo aplicado. Outro ponto em comum é a ciência de que se faz necessário um trabalho em conjunto, uma parceria entre todos os atores da área pedagógica, para que os rumos da educação sejam melhores do que o cenário apresentado atualmente.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Atribuição CC BY