UMA ANÁLISE SOBRE OS PRINCIPAIS DESAFIOS PEDAGÓGICOS E EMOCIONAIS ENFRENTADOS POR PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL II DE DUAS ESCOLAS PARTICULARES DE BELO HORIZONTE E UMA ESCOLA PÚBLICA DE SANTA LUZIA COM O RETORNO DAS AULAS PRESENCIAIS

Autores

  • Maria Alessandra Lima Alves Centro Universitário Newton Paiva
  • Simone da Fonseca Bueno Centro Universitário Newton Paiva
  • Viviane Batista Oliveira Centro Universitário Newton Paiva
  • Gleides Ander Nonato Centro Universitário Newton Paiva

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v8i12.7965

Palavras-chave:

Desafios emocionais. Desafios pedagógicos. Ansiedade. Tecnologia.

Resumo

O objetivo deste artigo foi analisar os principais desafios emocionais e pedagógicos enfrentados por professores do Ensino Fundamental II  de duas escolas da rede privada Belo Horizonte e de uma escola pública de Santa Luzia com o retorno das aulas presenciais. A metodologia utilizada foi descritiva com uma abordagem qualitativa, sendo realizado um trabalho de campo. Os resultados mostraram que, para a maior parte dos professores entrevistados, a ansiedade e a depressão foram os problemas emocionais mais recorrentes e que a busca por ajuda profissional nem sempre foi uma alternativa. Já os alunos, apresentaram dificuldades de socialização com o retorno das aulas presenciais. O uso da tecnologia foi um agravante, pois boa parte dos professores não conhecia as ferramentas que foram utilizadas no período das aulas on-line e nem sempre a escola ofereceu um suporte. A unanimidade entre os professores tanto da escola pública, quanto das escolas privadas, foi a percepção do déficit de aprendizagem que os alunos apresentaram no retorno das aulas presenciais e uma elevada porcentagem desses profissionais associa esse fato à falta de interesse dos alunos e também à ausência do contato direto docente-discente, fato que prejudicou a compreensão do conteúdo aplicado. Outro ponto em comum é a ciência de que se faz necessário um trabalho em conjunto, uma parceria entre todos os atores da área pedagógica, para que os rumos da educação sejam melhores do que o cenário apresentado atualmente.

Biografia do Autor

Maria Alessandra Lima Alves, Centro Universitário Newton Paiva

Aluna de graduação do curso de Letras do Centro Universitário Newton Paiva. 

Simone da Fonseca Bueno, Centro Universitário Newton Paiva

Aluna de graduação do curso de Letras do Centro Universitário Newton Paiva. 

Viviane Batista Oliveira, Centro Universitário Newton Paiva

Aluna de graduação do curso de Letras do Centro Universitário Newton Paiva. 

Gleides Ander Nonato, Centro Universitário Newton Paiva

Orientadora. Profª. Curso de Letras, Centro Universitário Newton Paiva. 

Downloads

Publicado

2022-12-30

Como Citar

Alves, M. A. L. ., Bueno, S. da F. ., Oliveira, V. B. ., & Nonato, G. A. . (2022). UMA ANÁLISE SOBRE OS PRINCIPAIS DESAFIOS PEDAGÓGICOS E EMOCIONAIS ENFRENTADOS POR PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL II DE DUAS ESCOLAS PARTICULARES DE BELO HORIZONTE E UMA ESCOLA PÚBLICA DE SANTA LUZIA COM O RETORNO DAS AULAS PRESENCIAIS. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 8(12), 411–427. https://doi.org/10.51891/rease.v8i12.7965