TRABALHO PRISIONAL: UMA BREVE ANÁLISE

Autores

  • Fernanda dos Santos Duarte
  • Jacira Maria Muller Nogueira
  • Joceli Saraiva
  • Kauê Sprenger da Silva
  • Mario Sergio Fonseca de Oliveira
  • Sandra Prado Caon Guterres

Palavras-chave:

Casas prisionais. Pena. Ressocialização.

Resumo

É com grande satisfação que apresentamos o livro "Trabalho prisional: uma breve análise", que trata sobre a legislação pertinente ao trabalho prisional e seus efeitos jurídicos e sociais da implantação da atividade laborativa nas prisões.

A obra oferece um breve histórico dos tipos de pena adotados até os tempos atuais, bem como uma análise da legislação e do pensamento de alguns doutrinadores acerca da laborterapia. Além disso, o livro aponta os benefícios advindos da adoção do trabalho prisional como meio de ressocialização e diminuição de reincidência.

Atualmente, o sistema carcerário brasileiro enfrenta inúmeros desafios, e um dos mais significativos é a falta de oportunidades de trabalho nas casas prisionais. Isso resulta em condições degradantes de vida para os presos e contribui para a reincidência criminal.

Nesse contexto, a adoção do trabalho prisional como meio de ressocialização é uma alternativa positiva para enfrentar essa crise. Através da laborterapia, o preso é inserido em um ambiente de trabalho, o que pode contribuir para o desenvolvimento de habilidades e para o fortalecimento de sua autoestima.

Dessa forma, é possível vislumbrar a possibilidade de uma redução significativa da reincidência, além de uma melhoria das condições de vida dos presos. Nesse sentido, o livro "Trabalho prisional: uma breve análise" contribui para o debate sobre essa temática importante e complexa.

Reconhecemos que o trabalho prisional não é a solução definitiva para os problemas enfrentados pelo sistema carcerário brasileiro, mas acreditamos ser um caminho promissor para a ressocialização dos presos e a redução da reincidência.

Esperamos que essa obra possa contribuir para a reflexão sobre esse tema tão importante e desafiador para a sociedade brasileira.

 Os autores,

Biografia do Autor

Fernanda dos Santos Duarte

Pós- graduação em Criminologia. Graduação psicologia.

Jacira Maria Muller Nogueira

Pós-graduação em Perícia Criminal- Verbo Jurídico. Direito Unilasalle. 

Joceli Saraiva

Pós- Graduação em Gestão de Pessoas: Carreiras, Liderança e Coaching. Formação em Recursos Humanos.

Kauê Sprenger da Silva

Licenciatura Educação Física- ULBRA São Jerônimo. 

Mario Sergio Fonseca de Oliveira

Graduação direito- PUCRS

Sandra Prado Caon Guterres

Licenciatura em letras- UNINTER SÃO GABRIEL.

Downloads

Publicado

2023-04-26

Como Citar

Duarte, F. dos S., Nogueira, J. M. M., Saraiva, J., Silva, K. S. da, Oliveira, M. S. F. de, & Guterres, S. P. C. (2023). TRABALHO PRISIONAL: UMA BREVE ANÁLISE . Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 26–76. Recuperado de https://periodicorease.pro.br/rease/article/view/9273

Edição

Seção

E-books

Categorias