PAPEL DO FARMACÊUTICO NA GARANTIA DO CONTROLE DE QUALIDADE DA FARMÁCIA MAGISTRAL

Autores

  • Rosana Nunes da Silva Petroceli Universidade Iguaçu– UNIG
  • Alex Sandro Rodrigues Baiense Universidade Iguaçu– UNIG

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i4.9179

Palavras-chave:

Setor magistral. Produtos farmacêuticos manipulado. Controle de Qualidade de fármacos e medicamentos. Política Nacional de Medicamentos.

Resumo

O setor de segurança é uma parte importante do mercado farmacêutico brasileiro. No entanto, a qualidade dos produtos oferecidos pelas empresas é muito discutida, e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) tem manifestado preocupação com os produtos autorizados, facilitando a consulta pública sobre o tema e aumentando o rigor da legislação específica. As farmácias locais desempenham, assim, um papel importante no contexto da política nacional de medicamentos, que visa garantir a promoção do uso racional e do acesso a medicamentos essenciais. Portanto, tomar medidas para verificar a qualidade dos medicamentos deve ser uma preocupação constante dos consumidores e órgãos reguladores oficiais, principalmente para as farmácias de manipulação, pois seu controle de qualidade difere dos medicamentos produzidos em escala industrial. De acordo com a legislação, as farmácias são responsáveis ​​pela qualidade das preparações do governo local que processam, guardam, distribuem e transportam, sendo considerado essencial o acompanhamento e controle de todo o processo. Visto que os testes de controle de qualidade descritos na Farmacopeia (propriedades sensoriais, solubilidade, potencial de hidrogênio (pH), peso, volume, ponto de fusão, densidade, avaliação do relatório de análise do fabricante ou fornecedor) são a base do processo.

Biografia do Autor

Rosana Nunes da Silva Petroceli, Universidade Iguaçu– UNIG

Curso de Graduação em Farmácia pela Universidade Iguaçu– UNIG, Nova Iguaçu-RJ, Brasil.  

Alex Sandro Rodrigues Baiense, Universidade Iguaçu– UNIG

Orientador do curso de Graduação em Farmácia pela Universidade Iguaçu– UNIG, Nova Iguaçu-RJ, Brasil.

Downloads

Publicado

2023-04-29

Como Citar

Petroceli, R. N. da S., & Baiense, A. S. R. (2023). PAPEL DO FARMACÊUTICO NA GARANTIA DO CONTROLE DE QUALIDADE DA FARMÁCIA MAGISTRAL. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(4), 358–370. https://doi.org/10.51891/rease.v9i4.9179