AVALIAÇÃO DE QUALIDADE UTILIZANDO OS MÉTODOS DE FOLHA DE VERIFICAÇÃO DE SERVIÇO E PDCA EM UMA OBRA RESIDENCIAL

Autores

  • Gustavo Soares Santos Universidade Federal de Alfenas
  • Luiza Ignez Mollica  Marotta Universidade Federal de Alfenas
  • Diogo Plachi  Lopes Universidade Federal de Alfenas

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v8i3.4662

Palavras-chave:

Qualidade. Fichas de Verificação de Serviço. Construção Civil.

Resumo

O crescimento do setor de construção civil nos últimos anos tem criado novos desafios para as construtoras no Brasil. A elevada competitividade entre as empresas e o aquecimento do mercado necessita de maior controle de custos dentro das obras. Desse modo se faz necessário na construção civil de um sistema de gestão e controle da qualidade eficaz. A fim de atender as exigências do mercado imobiliário, as empresas do ramo da construção civil vêm buscando um padrão de melhoria contínua de seus processos e um produto final com qualidade cada vez mais elevada. Com foco nesses objetivos foram desenvolvidas e adaptadas ferramentas que auxiliam no controle de qualidade visando eliminar desperdícios e retrabalhos, exigindo que as empresas busquem novos métodos para se adaptarem a tais modificações soluções para as exigências do mercado que se torna cada vez mais competitivo. Neste estudo de caso serão utilizadas as Fichas de Verificações de Serviços em conjunto com o método PDCA, de maneira a verificar, acompanhar e posteriormente eliminar os problemas que aqui forem expostos. No presente trabalho foi realizado um estudo de caso com enfoco em melhorias de Ficha de Verificação de Serviços (FVS) alinhados com o PDCA, em uma empresa de construção civil, do sudoeste de Minas Gerais, com apenas cinco anos de atuação. Este estudo tem por seu objetivo principal um total controle da qualidade de serviços e produtos oferecidos pela construtora em seus empreendimentos através da utilização das Folhas de Verificação de Serviços, mas especificamente em uma obra residencial, visando controlar e melhorar a qualidade de seus empreendimentos e assim obter a satisfação total de seus clientes.

Biografia do Autor

Gustavo Soares Santos, Universidade Federal de Alfenas

[Formação: Engenheiro Civil. Mestrando em Ciência e Engenharia de Materiais. Instituição de Ensino: UNIFAL-Universidade Federal de Alfenas -Campus Poços de Caldas/MG. E-mail: gustavo.6489@hotmail.com.

Luiza Ignez Mollica  Marotta, Universidade Federal de Alfenas

Formação: Engenheira Civil. Mestrado em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente. Instituição de Ensino: UNIFAL. Email: luizamarotta@gmail.com.

Diogo Plachi  Lopes, Universidade Federal de Alfenas

Formação: Engenheiro Civil. Mestrando em Ciência e Engenharia de Materiais. Instituição de Ensino: UNIFAL-Universidade Federal de Alfenas -Campus Poços de Caldas/MG. E-mail Diogo: dplachi.eng@gmail.com.

Downloads

Publicado

2022-03-31

Como Citar

Santos, G. S. ., Marotta, L., & Lopes, D. (2022). AVALIAÇÃO DE QUALIDADE UTILIZANDO OS MÉTODOS DE FOLHA DE VERIFICAÇÃO DE SERVIÇO E PDCA EM UMA OBRA RESIDENCIAL . Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 8(3), 880–905. https://doi.org/10.51891/rease.v8i3.4662