CONSTRUÇÃO VERDE: EMPREGO DE RECURSOS RENOVÁVEIS NA CONSTRUÇÃO CIVIL

Autores

  • Wagner Oliveira Severiano Junior Universidade Anhembi Morumbi

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v7i7.1719

Palavras-chave:

Sustentabilidade. Construção civil. Recursos renováveis.

Resumo

A problemática da sustentabilidade na construção civil adquiriu um papel central na reflexão em torno das dimensões do desenvolvimento e das alternativas que configuram para garantir uma qualidade de vida, economia, matéria-prima, mão de obra, meio ambiente, de forma harmoniosa. Uma construção que busca ser sustentável usa materiais locais, reciclados e reutilizáveis. Assim como recursos renováveis não só nos processos de execução da obra, mas como no seu funcionamento. Este artigo tem como objetivo geral analisar oportunidades e apresentar contribuições para a prática sustentável na construção civil a partir de recursos renováveis. O método utilizado para a coleta de dados foi o de pesquisa científica em anais e periódicos, além de livros e artigos, e o critério adotado para a seleção de amostras foi o da Escolha Racional. A partir da análise qualitativa e quantitativa dos dados, foram identificadas contribuições para a sustentabilidade e recursos renováveis, que podem ser implementadas por empresas que atuam no setor da construção civil.       

Biografia do Autor

Wagner Oliveira Severiano Junior , Universidade Anhembi Morumbi

Formado em Engenharia Civil pela Universidade Anhanguera de São Paulo(UNIAN-SP), especializado em Gestão de Projetos e em Gestão Estratégica de Negócios, ambas pela Universidade Anhembi Morumbi. Técnico em Mecatrônica pela ETEC Julio de Mesquita e curso de aprendizagem industrial (CAI) na área de Eletroeletrônica pelo SENAI A. Jacob Lafer. Cursando técnico em Meio Ambiente pela ETEC Julio de Mesquita. Atualmente desenvolve linha de pesquisa voltada para a Construção Civil na área de Sustentabilidade e Meio Ambiente buscando integrar recursos renováveis nos processos e métodos construtivos na esfera da Engenharia. E- mail: engcivil.wagner.oliveira@gmail.com.

Downloads

Publicado

2021-07-31

Como Citar

Severiano Junior , W. O. . (2021). CONSTRUÇÃO VERDE: EMPREGO DE RECURSOS RENOVÁVEIS NA CONSTRUÇÃO CIVIL. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 7(7), 792–807. https://doi.org/10.51891/rease.v7i7.1719