APLICAÇÃO DO PLANEJAMENTO DE OBRAS: MÉTODOS PARA GERENCIAMENTO DE PRAZOS E CUSTOS

Autores

  • Guilherme Leite de Souza Universidade Brasil
  • Lucas Tarlau Balieiro Universidade Brasil
  • Marcelo Rodrigo de Matos Pedreiro Universidade Brasil

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i11.17147

Palavras-chave:

Planejamento. Execução. Qualidade. Custo.

Resumo

A ausência do planejamento de obras no processo de execução e supervisão de um projeto pode acarretar desperdício ás empresas envolvidas, como diminuição da rentabilidade, demora na conclusão das obras, desperdício de materiais e recursos humanos, por conseguinte, prejuízos aos clientes que almejam serviços de qualidade e bom custo-benefício. Diante desta situação, o objetivo principal deste artigo é destacar a relevância da organização de projetos na construção civil, com o intuito de reduzir os impactos provocados por obras que carecem de gestão adequada e de profissionais qualificados para sua realização. Como resultado, foi feito um levantamento de literatura sobre a importância de um bom planejamento de obras, bem como os riscos de sua falta, portanto,  as apurações destacam que um bom planejamento de obras pode ajudar a construção civil a evitar custos desnecessários e dar aos gestores uma melhor visão de todo o ciclo construtivo, proporcionando maior segurança a todos os participantes da obra.

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Biografia do Autor

Guilherme Leite de Souza, Universidade Brasil

Graduando em Engenharia Civil-Bacharel, Universidade Brasil-Campus. Fernandópolis.

Lucas Tarlau Balieiro, Universidade Brasil

Orientador do curso de Engenharia Civil. Universidade Brasil - Campus Fernandópolis.

Marcelo Rodrigo de Matos Pedreiro, Universidade Brasil

Coorientador do curso de Engenharia Civil, Mestrado em Engenharia Civil , FEIS-UNESP – Ilha Solteira-SP.

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Publicado

2024-12-04

Como Citar

Souza, G. L. de, Balieiro, L. T., & Pedreiro, M. R. de M. (2024). APLICAÇÃO DO PLANEJAMENTO DE OBRAS: MÉTODOS PARA GERENCIAMENTO DE PRAZOS E CUSTOS . Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(12), 841–857. https://doi.org/10.51891/rease.v10i11.17147