QUALIDADE NO GERENCIAMENTO DE EMPREENDIMENTOS: A IMPORTÂNCIA DAS ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS E OPERACIONAIS

Autores

  • Simon Soares Marcos Instituto Brasileiro de Engenharia de Custos- IBEC/MG
  • Matheus Gomes Lúcio Universidade Estácio de Sá

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v8i12.7966

Palavras-chave:

Gerenciamento de empreendimentos. especificações técnicas. Padronização. construção civil.

Resumo

O presente artigo aborda os ideais práticos de uma construtora pautados em suas especificações técnicas e operacionais difundidas durante o processo construtivo de um empreendimento residencial. Utilizando um estudo de caso prático de obra realizada pela construtora denominada Alfa, buscou-se compreender quais os principais parâmetros relacionados a qualidade, padronização e especificações técnicas utilizadas na condução de uma obra residencial no âmbito do Gerenciamento de Empreendimentos. Aspectos relevantes e de responsabilidade do prestador de serviços foram monitorados a fim de garantir a conformidade com as diretrizes normativas, assim como o exercício das condições de garantia de execução durante a fase de obra e entrega ao proprietário, respeitando critérios estabelecidos de qualidade a fim de mitigar o surgimento de vícios construtivos aparentes. Os resultados encontrados ressaltam a relevância dos parâmetros e passos adotados na condução das etapas de planejamento e controle da execução da obra, permitindo assim, a identificando de possíveis pontos críticos inerentes a cada fase, o que inclui suas respectivas especificações técnicas, estabelecidas por meio de critérios técnicos pela construtora, o que permitiu a implementação de ajustes característicos particulares necessários à medida em que edificação residencial fora evoluindo construtivamente. Pode-se concluir que as Especificações Técnicas e Operacionais são instrumentos imprescindíveis para a Gestão da Qualidade na Construção Civil, visto que são responsáveis pela padronização e eficiência na execução de serviços, qualidade dos materiais empregados e utilização de técnicas inerentes às atividades construtivas.

Biografia do Autor

Simon Soares Marcos, Instituto Brasileiro de Engenharia de Custos- IBEC/MG

Graduado Engenharia Civil - PUC Minas, Especialização: Engenharia de Custos – IBEC/MG.

Matheus Gomes Lúcio, Universidade Estácio de Sá

Graduado Engenharia Civil - PUC Minas, Especialização: Engenharia Ambiental e Saneamento Básico  Universidade Estácio de Sá.

Downloads

Publicado

2022-12-30

Como Citar

Marcos, S. S. ., & Lúcio, M. G. . (2022). QUALIDADE NO GERENCIAMENTO DE EMPREENDIMENTOS: A IMPORTÂNCIA DAS ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS E OPERACIONAIS. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 8(12), 238–258. https://doi.org/10.51891/rease.v8i12.7966