GERENCIAMENTO NA CONSTRUÇÃO CIVIL: CONTROLE DE CUSTOS APLICADO A OBRAS RESIDENCIAIS

Autores

  • Simon Soares Marcos Instituto Brasileiro de Engenharia de Custos- MG
  • Matheus Gomes Lúcio Universidade Estácio de Sá

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v8i12.7970

Palavras-chave:

Gerenciamento. Construção Civil. Controle de Custos.

Resumo

O presente estudo considera a importância do gerenciamento na construção civil e o controle de custos para garantir que o planejado ocorra com regularidade e que se possa minimizar o efeito do grande número de variáveis capazes de impactar os resultados das obras. Buscou-se questionar, se a metodologia de gerenciamento com aplicabilidade de técnicas e ferramentas de controle de custos pode orientar gestores e empreendedores no gerenciamento de uma obra de construção. O objetivo do estudo foi demonstrar a importância das ferramentas e técnicas de controle de custos utilizando um empreendimento realizado pela empresa Beta no município de Betim/ MG, além de avaliar as razões para o surgimento de eventuais prejuízos no seguimento. Foi constatado que as etapas de identificação do material empregado e desenvolvimento da obra, apresentavam os maiores desvios de custos, acarretando prejuízos significativos e no empreendimento em questão, o ônus existente está relacionado a um equívoco nas informações de metragem/volume das estacas de fundação. Concluiu-se que o controle de custos pode de fato lançar mão de ferramentas que se baseiam em metodologias fundamentadas de estimativas de custos, no entanto estas estabelecem critérios para os serviços de construção, suas atividades e tarefas.  O resultado de um adequado gerenciamento e controle de custos pode identificar uma falha (desvio) entre o que foi planejado e orçado, e o que se apresenta na execução da obra, possibilitando e fundamentando a tomada de decisão para sanar os problemas identificados. 

Biografia do Autor

Simon Soares Marcos, Instituto Brasileiro de Engenharia de Custos- MG

Graduado Engenharia Civil - PUC Minas, Especialização: Engenharia de Custos — Instituto Brasileiro de Engenharia de Custos- IBEC/MG.

Matheus Gomes Lúcio, Universidade Estácio de Sá

Graduado Engenharia Civil - PUC Minas, Especialização: Engenharia Ambiental e Saneamento Básico  Universidade Estácio de Sá.

Downloads

Publicado

30/12/2022

Como Citar

Marcos, S. S. ., & Lúcio, M. G. . (2022). GERENCIAMENTO NA CONSTRUÇÃO CIVIL: CONTROLE DE CUSTOS APLICADO A OBRAS RESIDENCIAIS. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 8(12), 374–397. https://doi.org/10.51891/rease.v8i12.7970