LEVANTAMENTO QUANTO A ACESSIBILIDADE PARA UNIDADES DE ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE EM UM MUNICÍPIO DO SUDOESTE MINEIRO

Autores

  • Luiza Ignez Mollica Marotta Universidade do Estado de Minas Gerais- UEMG
  • Raquel Dully Andrade Universidade do Estado de Minas Gerais- UEMG
  • Darlan Einstein do Livramento Professor do Centro Superior de Ensino e Pesquisa de Machado
  • Luiz Henrique de Brito Marcomini Libertas - Faculdades Integradas
  • Igor Rafael Buttignol de Oliveira Universidade Federal de Alfenas
  • Gustavo Soares Santos Universidade do Estado de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i2.8472

Palavras-chave:

Unidades De Saúde Da Família. Pessoas Com Deficiência Física. Pessoas Com Deficiência Visual.

Resumo

Em muitos municípios há problemas com o atendimento adequado em postos de saúde para Pessoas com Deficiência (PcD). Esse artigo possui por objetivo apresentar um estudo quanto a acessibilidade da infraestrutura dos serviços de Atenção Primária à Saúde de um município do sudoeste mineiro para PcD. Foi utilizado o método de pesquisa-ação, que consiste em três etapas: diagnóstico, intervenção e apreensão. A pesquisa foi realizada em 12 Unidades de Saúde da Família (USF) do município estudado. O levantamento de dados foi efetuado utilizando-se do “Roteiro Básico para Avaliação da Acessibilidade nas Edificações do Ministério Público de Minas Gerais”. O resultado obtido foi, dentre as inadequações encontradas, algumas com maior destaque que foram a falta de vagas de estacionamento destinada a PcD e a inexistência de sinalização tátil, em todas as USF pesquisadas. Em relação aos corredores para circulação interna, foi encontrado um total de 91,66% das unidades com dimensões inferiores a 1,50 metros, além da falta de banheiros acessíveis para 75% das unidades. A falta de bebedouros adequados ocorreu em 83,33% das unidades estudadas e a presença de degraus na entrada ou dentro das unidades ocorreu em 16,67% das unidades. Desta forma pode-se obter a conclusão que não há qualquer USF totalmente adequada ao atendimento de PcD.

Biografia do Autor

Luiza Ignez Mollica Marotta, Universidade do Estado de Minas Gerais- UEMG

Faculdade Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG unidade Passos Engenharia Ambiental e Sanitarista UNITAU - Universidade de Taubaté Engenharia Civil UEMG – unidade Passos. Pós-graduação em Saúde e Segurança do Trabalho AVM- Faculdade Integrada. Pós-graduação em Engenharia de Estruturas de Concreto Armado Faculdade Única de Ipatinga. Mestrado em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente UEMG – unidade Passos. 

Raquel Dully Andrade, Universidade do Estado de Minas Gerais- UEMG

Enfermeira. Pós-doutorado pelo Programa de Enfermagem em Saúde Pública da Escola de Enfermagem de Ribeirão. Faculdade: Universidade do Estado de Minas Gerais- UEMG. Unidade Passos Preto da USP. 

Darlan Einstein do Livramento, Professor do Centro Superior de Ensino e Pesquisa de Machado

Coordenador de Pesquisa. Pós-graduação e Extensão.  Eng. Agrônomo. Mestre e Doutor pela UFLA em Agronomia/Fisiologia Vegetal. Faculdade: Professor do Centro Superior de Ensino e Pesquisa de Machado, MG. 

Luiz Henrique de Brito Marcomini, Libertas - Faculdades Integradas

Engenheiro Civil   Faculdade: Libertas - Faculdades Integradas. 

Igor Rafael Buttignol de Oliveira, Universidade Federal de Alfenas

Mestrado ciência e engenharia de materiais. Faculdade: Universidade Federal de Alfenas. 

Gustavo Soares Santos, Universidade do Estado de Minas Gerais

Engenheiro civil e Mestrando em Engenharia de Materiais Faculdade: Universidade do Estado de Minas Gerais. 

Downloads

Publicado

2023-02-28

Como Citar

Marotta, L. I. M. ., Andrade, R. D. ., Livramento, D. E. do ., Marcomini, L. H. de B. ., Oliveira, I. R. B. de ., & Santos, G. S. . (2023). LEVANTAMENTO QUANTO A ACESSIBILIDADE PARA UNIDADES DE ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE EM UM MUNICÍPIO DO SUDOESTE MINEIRO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(2), 269–278. https://doi.org/10.51891/rease.v9i2.8472