APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA EM MATEMÁTICA POR MEIO DA UTILIZAÇÃO DE MATERIAIS CONCRETOS NO ENSINO MÉDIO: UM ENSAIO EM CONSTRUÇÃO

Autores

  • Elciete de Campos Moraes Brum Universidade Federal do Pampa – UNIPAMPA
  • Mauricio Aires Viera Universidade Federal do Pampa – UNIPAMPA
  • Ruhena Kelber Abrão Ferreira Universidade Federal do Tocantins – UFT

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i3.8794

Palavras-chave:

Matemática. Aprendizagem. Ensino Médio.

Resumo

A aprendizagem é um procedimento que nos motiva, nos faz crescer intelectualmente, muda nosso comportamento, desenvolve habilidades tornando-nos capaz de nos superarmos e nos transformar em pessoas melhores. A Escola é o principal ambiente para que aconteça uma aprendizagem significativa. Existem teorias relacionadas a aprendizagem que interpretam como acontece o conhecimento. No Texto a seguir abordamos a teoria cognitivista baseada no sistema organizacional de Bruner, Ausubel, Piaget e Vygotsky, cujos autores de completam em suas teorias para que ocorra uma aprendizagem significativa, principalmente na matemática. Bruner contribui ao apresentar a organização do Currículo em Espiral, Ausubel traz a importância do conhecimento empírico para agregar o conhecimento científico podendo construir assim novos conhecimentos. Piaget oferece a importância da utilização e manuseio do material concreto como estímulo a construção do conhecimento. Por fim a teoria de Vygotsky apresenta a importância das relações sociais e o ambiente para que ocorra uma aprendizagem através da troca de experiências, estimulação e orientação. E é dentro da escola que todo estímulo será proporcionado através de ações que direcionam a atitudes de compreender e acima de tudo aplicar o que lhe foi ensinado.

Biografia do Autor

Elciete de Campos Moraes Brum, Universidade Federal do Pampa – UNIPAMPA

Mestranda em Educação pela Universidade Federal do Pampa – UNIPAMPA.

Mauricio Aires Viera, Universidade Federal do Pampa – UNIPAMPA

Professor Associado da Universidade Federal do Pampa – UNIPAMPA.

Ruhena Kelber Abrão Ferreira, Universidade Federal do Tocantins – UFT

Professor Adjunto da Universidade Federal do Tocantins – UFT. 

Downloads

Publicado

2023-03-31

Como Citar

Brum, E. de C. M. ., Viera, M. A. ., & Ferreira, R. K. A. . (2023). APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA EM MATEMÁTICA POR MEIO DA UTILIZAÇÃO DE MATERIAIS CONCRETOS NO ENSINO MÉDIO: UM ENSAIO EM CONSTRUÇÃO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(3), 365–380. https://doi.org/10.51891/rease.v9i3.8794