REFLETINDO COM PRODUÇÕES ESCRITAS DE ESTUDANTES DO 1º ANO DO ENSINO MÉDIO

Autores

  • Dayani Quero da Silva UNESPAR

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i6.20051

Palavras-chave:

Educação Matemática. Avaliação. Descritores.

Resumo

Esse artigo apresenta uma análise a partir de produções escritas de estudantes matriculados em um primeiro ano do Ensino Médio de uma instituição pública do estado do Paraná. É interessante comentar que a análise da produção escrita pode ser entendida como uma estratégia de avaliação, e pode ser utilizada como uma avaliação diagnóstica a fim de identificar as dificuldades dos estudantes e orientar o planejamento pedagógico do professor. Assim sendo, após estudos teóricos sobre avaliação da aprendizagem e avaliação diagnóstica, foi elaborado e aplicado um teste composto por cinco questões discursivas de matemática destinadas à compreensão das habilidades desenvolvidas nos descritores dispostos na matriz curricular de Matemática da Prova Brasil do 9º ano do Ensino Fundamental – Anos Finais com o objetivo de analisar a produção de conhecimentos dos estudantes acerca dos conteúdos trabalhados no ano escolar anterior. A partir da análise realizada, é possível inferir que os estudantes desenvolveram habilidades relacionadas ao descritor “Resolver problemas que envolva variação proporcional, direta ou inversa, entre grandezas” do bloco Números e Operações/Álgebra e Funções e ainda precisam de oportunidades para produzir conhecimentos do descritor “Utilizar relações métricas no triângulo retângulo para resolver problemas significativos” do bloco Espaço e Forma.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Dayani Quero da Silva, UNESPAR

Professora do colegiado de Matemática na Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR), Campus Paranaguá. Doutora em Educação Matemática pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática (PPGEduMat) da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campus Campo Grande. Mestre em Ensino da Matemática pelo Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Matemática (PPGMAT) da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus Londrina/Cornélio Procópio. Licenciada em Matemática pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus Cornélio Procópio. Licenciada em Pedagogia pela UniCesumar. Membro do grupo de pesquisa Formação, Avaliação e Educação Matemática (FAEM - UFMS) e da Rede de Pesquisa e Desenvolvimento em Educação Matemática Sigma-t. Interesses de pesquisa: Educação Matemática, Formação de Professores, Avaliação em Matemática, Análise da Produção Escrita, Modelo dos Campos Semânticos e Pensamento Decolonial.

Downloads

Publicado

2025-06-30

Como Citar

Silva, D. Q. da. (2025). REFLETINDO COM PRODUÇÕES ESCRITAS DE ESTUDANTES DO 1º ANO DO ENSINO MÉDIO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(6), 5577–5585. https://doi.org/10.51891/rease.v11i6.20051