REFLETINDO COM PRODUÇÕES ESCRITAS DE ESTUDANTES DO 1º ANO DO ENSINO MÉDIO
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v11i6.20051Palavras-chave:
Educação Matemática. Avaliação. Descritores.Resumo
Esse artigo apresenta uma análise a partir de produções escritas de estudantes matriculados em um primeiro ano do Ensino Médio de uma instituição pública do estado do Paraná. É interessante comentar que a análise da produção escrita pode ser entendida como uma estratégia de avaliação, e pode ser utilizada como uma avaliação diagnóstica a fim de identificar as dificuldades dos estudantes e orientar o planejamento pedagógico do professor. Assim sendo, após estudos teóricos sobre avaliação da aprendizagem e avaliação diagnóstica, foi elaborado e aplicado um teste composto por cinco questões discursivas de matemática destinadas à compreensão das habilidades desenvolvidas nos descritores dispostos na matriz curricular de Matemática da Prova Brasil do 9º ano do Ensino Fundamental – Anos Finais com o objetivo de analisar a produção de conhecimentos dos estudantes acerca dos conteúdos trabalhados no ano escolar anterior. A partir da análise realizada, é possível inferir que os estudantes desenvolveram habilidades relacionadas ao descritor “Resolver problemas que envolva variação proporcional, direta ou inversa, entre grandezas” do bloco Números e Operações/Álgebra e Funções e ainda precisam de oportunidades para produzir conhecimentos do descritor “Utilizar relações métricas no triângulo retângulo para resolver problemas significativos” do bloco Espaço e Forma.
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